BRANDS' Local Online Praça Martim Moniz será um novo jardim

  • BRANDS'Local Online
  • 3 Abril 2024

O projeto de requalificação da Praça Martim Moniz, em elaboração, vai criar um novo jardim para a população. Em abril, a praça terá em exposição imagens de todos os projetos que foram a concurso.

A Praça Martim Moniz foi objeto de um concurso público internacional, de março a junho de 2023, que recebeu 21 propostas. O projeto vencedor, selecionado por um júri de especialistas e aprovado em reunião da Câmara Municipal de Lisboa em 2023, foi desenvolvido pelas arquitetas Filipa Cardoso de Menezes e Catarina Assis Pacheco, numa adjudicação por ajuste direto de 462 mil euros.

O projeto, denominado “Jardim do Mundo”, tem um orçamento global previsto para a intervenção de sete milhões e setecentos mil euros e assenta nos seguintes eixos: revelar a história, resgatar o vale, ter um novo jardim para as pessoas, vivo e enraizado na cidade, e fundado num solo do mundo.

Para isso, a requalificação irá apostar na criação de um amplo espaço verde, em homenagem aos terrenos agrícolas que em tempos ali existiram, mas respeitando o património histórico da Cerca Fernandina, e da Porta da Mouraria. De referir, ainda, que este projeto teve origem num processo participativo, no qual a população manifestou vontade de criar um jardim na praça do Martim Moniz.

O “Jardim do Mundo” é o “resultado de um processo de participação pública”, assinalou Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, que reforçou o “desejo forte” da população de ter um novo jardim para o centro da cidade, “com a melhoria da circulação rodoviária, a redução do ruído, a promoção da acessibilidade pedonal e o aumento da segurança “.

Foram entregues 20 propostas no prazo estabelecido, das quais 17 apresentaram condições de ser analisadas e poderão ser vistas, até dia 15 de abril, numa exposição que estará a decorrer na Praça Martim Moniz, que deverá estar concluída em 2027.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Praça Martim Moniz será um novo jardim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião