BE quer acabar com voos domésticos entre Porto, Lisboa e Faro

O BE quer acabar com os voos domésticos entre Porto, Lisboa e Faro, até 2030, priorizando a ligação ferroviária.

O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Governo que substitua os voos domésticos até 2030 entre os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro por ligações ferroviárias “reforçadas, rápidas e preços acessíveis”. Os bloquistas justificam a supressão destes voos com as “distâncias relativamente curtas” entre os três aeroportos e as ligações ferroviárias terem “a mesma qualidade e rapidez”. Além de permitir reduzir as emissões globais de gases com efeitos de estufa causadas pela aviação.

Esta sugestão integra um projeto de resolução que já foi entregue na Assembleia da República pelo grupo parlamentar do BE para ser discutida e votada pelos deputados. Os bloquistas Fabian Figueiredo, Joana Mortágua, Isabel Pires, José Soeiro e Mariana Mortágua colocaram de fora da recomendação os voos com origem ou destino internacional ou nas regiões autónomas.

Os deputados propõem, por isso, que a Assembleia da República recomende ao Governo “a substituição progressiva e total, até 2026, das ligações domésticas entre os aeroportos de Porto e Lisboa, e entre os aeroportos de Lisboa e Faro por ligações ferroviárias reforçadas, rápidas e preços acessíveis”. Também pedem a “substituição progressiva e total, até 2030, das ligações domésticas entre os aeroportos do Porto e Faro por ligações ferroviárias reforçadas, rápidas e preços acessíveis”.

A supressão dos voos domésticos em Portugal Continental é um dos compromissos que o grupo parlamentar bloquista inscreveu na sua proposta para Lei de Bases do Clima (Projeto de Lei 578/XIV/2).

Por tudo isto, o BE considera que “o caminho-de-ferro deve ser prioritário e deve começar uma reorganização para a substituição, redução e finalmente interdição de ligações aéreas entre estes três aeroportos“.

Entre os motivos para esta recomendação elencam ainda a “descarbonização da economia e em particular da mobilidade que deve assentar em medidas e compromissos concretos, devendo os meios altamente poluentes ser substituído por meios de transporte coletivo neutros em carbono”, lê-se na proposta dos deputados. Segundo os bloquistas, “a aviação contribui com cerca de 3% para as emissões globais de gases com efeitos de estufa. Existe ainda um outro conjunto de impactos negativos da aviação como a poluição sonora e por partículas finas”.

Os deputados pedem também que o Governo apresente um relatório anual à Assembleia da República com as viagens aéreas substituídas e o respetivo balanço de emissões de carbono.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE quer acabar com voos domésticos entre Porto, Lisboa e Faro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião