Dona da JOM constrói retail park de 12 milhões na antiga sede da Cavipor em Penafiel

É mais um empreendimento imobiliário do grupo com origem no mobiliário e decoração. Após projetos residenciais no Porto, Vila Real e Guimarães, avança com parque empresarial de nove lojas em Penafiel.

Depois de avançar com projetos residenciais no Porto, em Vila Real e em Guimarães, o grupo JOM, com origem nos negócios do mobiliário e da decoração, está a dinamizar um novo empreendimento imobiliário em Penafiel, com a construção de um retail park num investimento avaliado em cerca de 12 milhões de euros.

Esta nova superfície comercial com 8.971 metros quadrados terá nove lojas, incluindo unidades da JOM, Fnac, Tiffosi, Hôma, Action, Zeeman, Kimoko e Fábrica de Óculos. A empresa adianta ao ECO que o espaço já está todo vendido e estima a criação de mais de 120 empregos diretos e 300 indiretos quando estiver em funcionamento, “antes do final deste ano”.

O empreendimento está a ser construído na Av. Central de Guilhufe, no espaço que já albergou a sede da Cavipor, empresa de vinhos verdes que há 20 anos foi comprada pela Enoport, dona do Cabeça de Toiro. “Vamos reabilitar a maioria do edifício, aumentando a área com dois novos corpos na parte frontal”, explica a mesma fonte.

“A nova superfície comercial irá oferecer uma experiência de compra diversificada e conveniente, abrangendo uma variedade de setores que vão desde mobiliário e decoração até vestuário, eletrónica e lazer. A presença de uma loja JOM neste empreendimento reforça o compromisso da marca em servir os consumidores fora dos grandes centros urbanos”, aponta a empresa.

Em 2021, o grupo fundado pelo empresário Joaquim de Oliveira Mendes já tinha adquirido dois retail parks em Portugal, um no Norte e outro mais a Sul, num processo assessorado pela Altamira. O Guimarães Retail Park e o Caldas Retail Park foram vendidos por cerca de seis milhões de euros, com o negócio a incluir ainda a venda de um terreno em Torres Vedras, junto ao Arena Shopping, com o objetivo de instalar mais uma loja de produtos para o lar.

Além da JOM Investimentos, que atua no mercado imobiliário e na gestão de obras e construção, e da marca retalhista de artigos para lar, que soma mais de duas dezenas de lojas do Minho ao Algarve, o grupo empresarial de origem minhota emprega quase 500 pessoas integra ainda a JOM Indústria, que se dedica ao fabrico de mobiliário e fornece mais de metade dos móveis que comercializa nas lojas próprias.

Em 2023, o volume de negócios agregado superou os 75 milhões de euros, com a área imobiliária a pesar cerca de 20% do total. No portefólio, que soma agora este retail park em Penafiel com uma área total construída de 15.769 metros quadrados, começou por ter o Porto Olimpo, composto por 145 apartamentos junto ao campus universitário da Asprela; e o Villas Residence, em Vila Real, no qual investiu quatro milhões de euros.

Em Guimarães, no terreno da histórica fábrica do Castanheiro, empresa têxtil centenária que faliu em 2013, quando já só tinha perto de uma centena de trabalhadores, está a acabar de construir um terceiro empreendimento residencial constituído por quatro blocos e que agrega um total de 58 habitações. Representou um investimento de 18 milhões de euros e está situado na freguesia de Urgezes, próximo do centro histórico vimaranense e da serra da Penha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da JOM constrói retail park de 12 milhões na antiga sede da Cavipor em Penafiel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião