Grupo de Condeixa-a-Nova fatura 70 milhões com eletrodomésticos

A antiga Macorlux, que vai passar a chamar-se Prome, tem o maior centro logístico de eletrodomésticos em Portugal. Exporta 25% dos equipamentos e vai alargar as instalações para "dobrar a capacidade".

Fundada em 1997, a Macorlux, que pertence ao Grupo Testa, é detentora do maior centro logístico de distribuição de eletrodomésticos em Portugal com uma área de 15 mil metros quadrados e um portefólio mais de dez mil referências das mais reconhecidas marcas internacionais. A empresa portuguesa soma mais de dois mil clientes ativos, emprega 40 pessoas e fatura 70 milhões de euros.

Localizada na zona industrial de Condeixa-a-Nova, a empresa que reclama o título de líder de mercado nacional no setor do comércio por grosso de eletrodomésticos, calcula um stock de 15 milhões de euros, sendo que 25% dos equipamentos têm como destino os mercados externos, essencialmente Alemanha e o Benelux. “Muitas vezes temos mais stock que as próprias marcas”, destaca Ezequiel Ferreira, CEO da Macorlux, em declarações ao ECO/Local Online.

Nos próximos dois anos, o grupo da região de Coimbra prevê alargar as instalações para “dobrar a capacidade de armazenamento”, num investimento avaliado em “vários milhões de euros”, avança ainda Ezequiel Ferreira. O objetivo, acrescenta o empresário, passa por “entrar em outras áreas de negócio e outros mercados”.

 

A Macorlux foi comprada há três anos pelo grupo Testa, que detém um total de 18 empresas em cinco áreas de negócios, como o mobiliário, as portas técnicas ou soluções de ventilação. Conta com cinco fábricas, emprega mais de 500 pessoas, fatura 225 milhões de euros e está presente em mais de 40 países. No final de 2022, a holding liderada por Pedro Morgado adquiriu também a Sorefoz – Eletrodomésticos e Equipamentos, que era o principal concorrente da Macorlux e que em 2023 faturou 50 milhões de euros.

“A Prome é uma nova designação comercial para conseguirmos comunicar melhor e chegar a mais clientes a nível nacional e internacional.

Pedro Morgado

CEO e chairman do Grupo Testa

Na Tektónica, feira que acontece de 2 a 5 de maio na FIL, em Lisboa, a empresa vai apresentar a nova marca Prome, que vai substituir a Macorlux. Nas palavras de Pedro Morgado, CEO e chairman do Grupo Testa, será “uma empresa de origem totalmente portuguesa, mas com uma perspetiva global”. “É uma nova designação comercial para conseguirmos comunicar melhor e chegar a mais clientes a nível nacional e internacional, tendo em conta que Macorlux não é um nome fácil de comunicar”, refere o responsável.

“Percebemos, através de alguns clientes e parceiros, que tínhamos de criar uma marca que refletisse o sucesso conquistado e fosse a base para alcançar novas metas e objetivos ambiciosos. Por isso, este rebranding é fundamental. Temos agora uma imagem de marca mais sofisticada, atrativa e com capacidade para ir além-fronteiras”, justifica Ezequiel Ferreira.

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