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Os media com melhor rácio de subscrição em relação ao número de visitantes. The Athletic destaca-se

Rafael Ascensão,

No ranking aparecem títulos dos EUA, que se destaca na classificação, mas também de países como França, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Japão ou Nova Zelândia.

O norte-americano The Athletic é o órgão de comunicação social com melhor rácio de subscrição online em relação ao número de visitantes que recebe no site. O jornal desportivo destaca-se ao ser o único a apresentar uma taxa de conversão acima dos 20%, distanciando-se bastante da maioria do restantes meios do setor. O Barron’s (da News Corp) é o único que se aproxima dos 20%.

O The Athletic recebeu uma média de 11,2 milhões de visitantes globais únicos mensais entre junho de 2023 e maio de 2024. Tendo em conta que, em março de 2024, o jornal contava com 2,9 milhões de assinantes, o The Athletic apresenta assim um rácio de subscritores em relação aos visitantes de 25.6%. Os dados são divulgados pela Press Gazette.

Já o jornal económico Barron’s apresentou uma média de 4,8 milhões de visitantes mensais pelo que, ao comparar com os seus 900 mil subscritores, o jornal apresenta um rácio de subscrição de 19%. A completar o top três, o The Wall Street Journal, com 24,7 milhões de visitantes mensais e 2,7 milhões de subscritores, tem um rácio de 15%.

A análise focou-se nos meios que contavam com pelo menos cem mil assinantes e que tivessem dados disponíveis, pelo menos, à data de 2023. O ranking inclui títulos não só dos Estados Unidos, mas também de países como França, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Japão ou Nova Zelândia.

No total foram analisados 238 órgãos de de comunicação social, os quais em média aumentaram o número de assinaturas (apenas digitais) em 14% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo. Já a receita total destas subscrições aumentou 19,5% no mesmo período.

Entre os fatores que influenciam o sucesso na conversão de visitantes em assinantes, está desde logo há quanto tempo o acesso é pago. O The Wall Street Journal e o The New York Times, por exemplo, que se encontram ambos entre os dez melhores classificados no ranking, têm cobrado pelo seu conteúdo desde 1995.

O conteúdo e a questão da “marca” do próprio meio de comunicação também são fatores-chave que impulsionam o sucesso da conversão, o que pode explicar o sucesso de títulos mais focados numa determinada área ou de nicho.

No estudo citado pela Press Gazette é também demonstrado que o sucesso de conversão depende muitas vezes da fidelidade e envolvimento dos visitantes, sendo que visitantes ocasionais raramente são convertidos em assinantes. Já os visitantes diretos e aqueles que chegam aos sites através de campanhas de e-mail tendem a ter as taxas de conversão mais altas.

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