Ideias +M

Nova época já arrancou. Quais os trunfos dos canais desportivos?

Rafael Ascensão,

Numa altura em que os preços de subscrição aumentaram, a Sport TV e a Dazn tentam captar novos clientes. Campanhas de comunicação, diferentes modalidades e novos rostos são os trunfos apresentados.

Com a nova época desportiva a iniciar-se, os canais desportivos tentam estar mais perto dos clientes nesta fase e captar novos subscritores. A grande aposta continua a ser o futebol, mas a Sport TV e a Dazn têm apostado noutros trunfos como o lançamento de campanhas de comunicação, a transmissão de diferentes modalidades e a contratação de personalidades ligadas ao desporto para darem a cara pelo canal.

O início de uma época desportiva apresenta sempre uma oportunidade enorme para nos diferenciarmos e entregar um valor incomparável aos fãs de desporto“, começa por referir Nuno Filipe Miranda, head of marketing & communications da Dazn, ao +M.

“Estamos num mercado que apesar de pequeno é extremamente competitivo face à oferta em questão, por isso é vital que a nossa estratégia de proximidade através do nosso owned media para com o nosso público seja a um nível mais profundo e direto para que tanto o life time value como time viewing do fã seja o mais longo possível na Dazn“, afirma, acrescentando que o engagement diário com os fãs vai continuar a ser a prioridade da Dazn, independentemente do canal de comunicação.

Numa fase que é de oportunidade para os canais desportivos em termos de comunicação, a receita para marcar a diferença é pautada pela criatividade aliada à comunicação do “melhor conteúdo possível”, que não é mais do que “aquele que os portugueses mais desejam”, defende por sua vez a Sport TV.

Para comunicar a sua oferta para a presente época – cuja estrela é a transmissão dos jogos das equipas portuguesas nas competições europeias –, a Sport TV lançou uma campanha protagonizada por Jorge Jesus, que contracena com o filho Mauro Jesus.

Sob o claim “Onde é que se vê? É na Sport TV”, a campanha conta com a criatividade da agência Tux&Gill, marcando presença em imprensa, aviões nas praias e digital até ao final do mês de agosto. O planeamento de meios ficou a cargo da Fullsix e a produção da Trix.

Já a Dazn apostou em “Every day is a matchday” enquanto o mote para a nova época desportiva, o qual pauta também a nova campanha do canal. A campanha, desenvolvida internamente pela Dazn, tem mais foco no digital mas marca também presença nos canais da marca e nos de parceiros.

Esta campanha tem como base “toda a oferta premium sobre as melhores competições do mundo onde certamente marcará a diferença com a criação de conteúdos personalizados que irão diretamente à paixão e ao entusiasmo dos fãs”, diz Nuno Filipe Miranda.

Isto é feito tanto através da plataforma digital dazn.com – onde o download e registo são gratuitos e são disponibilizados resumos dos jogos, golos, entrevistas exclusivas a jogadores e treinadores, notícias diárias e documentários – como através das redes sociais da Dazn, da comunicação “always on de email sobre a programação freemium e preemium“, ou através de notificações push personalizadas.

Estamos focados em entregar a mensagem certa no momento certo, adaptada aos interesses específicos de cada fã, seja das competições da UEFA, da Premier League, LaLiga, Bundesliga, NFL, Boxe… Qualidade, quantidade e muita Portugalidade”, acrescenta o responsável de marketing.

Em termos de conteúdos, a Sport TV destaca o regresso da Champions League, “com os melhores jogos de todas as jornadas” e o “acompanhamento integral de todos os portugueses enquanto andarem por esta prova”, o regresso da League 1, da Championship ou a renovação da Liga Turca. O canal desportivo renovou ainda os direitos de transmissão da Serie A, garantindo a transmissão dos jogos da principal competição de futebol em Itália até 2026/2027.

Além disso, “com maior importância, não sendo novidade, continuamos a entregar o que os portugueses mais querem ver que é a Liga portuguesa do futebol e todo o futebol nacional“, refere fonte oficial.

“Com esta aposta em conteúdos, fruto de um grande investimento da Sport TV para dar aos portugueses o que mais desejam, estamos certos de que todos os fãs de desporto perceberão rapidamente “aonde é que se vê! É na Sport TV”, diz o canal.

A Sport TV apostou também no lançamento do sporttv7, um novo canal de televisão desportivo por cabo que quer dar mais espaço a outras modalidades para lá do futebol, como andebol, basquetebol, golfe, rugby, surf, skate, padel ou ténis.

O lançamento do canal visa “permitir que os espectadores tenham uma ainda maior opção de escolha entre as múltiplas transmissões em direto – em média cerca 300 por semana – e consequentemente enriquecer a oferta da Sport TV”, segundo nota de imprensa.

O canal contratou também Costinha, que depois de uma passagem pela Dazn, vai agora alinhar pela Sport TV, sendo a nova cara do comentário televisivo do canal desportivo.

Com o apoio da marca ESC Online, a Sport TV estreou também a 13 de agosto na Sport TV+ o novo programa “Jogar em Casa”, que se foca em entrevistas que vão colocar em destaque jogadores, ex-jogadores, treinadores e outras figuras de destaque do desporto nacional.

Com a duração de 25 minutos, cada episódio consiste numa “viagem no tempo” até à infância dos entrevistados, sendo que os primeiros três são Jéssica Silva (jogadora do SL Benfica e da seleção), Ukra (ex-jogador do Rio Ave) e Pedro Martins (ex-jogador e treinador de futebol).

Depois de ter anunciado o final de carreira dentro dos relvados em maio deste ano, Ukra junta-se também agora à Sport TV como “uma das principais caras” do canal para a nova época.

Já os direitos de transmissão das principais ligas de futebol inglesa, espanhola e alemã foram assegurados pela Dazn.

O canal liderado por Jorge Pavão de Sousa garantiu os direitos de transmissão da Premier League em Portugal e Espanha até 2028, pelo que durante as próximas quatro épocas, os 380 jogos da competição são transmitidos em exclusivo na Dazn nos dois países ibéricos.

À transmissão dos jogos em direto e on demand, “os fãs de desporto poderão ainda assistir a resumos, programas dedicados, reportagens e entrevistas às figuras da Premier League“, adianta o canal.

Já a La Liga EA Sports vai ser transmitida pela Dazn até junho de 2029, pelo que nos próximos cinco anos, todos os jogos da principal liga espanhola de futebol são transmitidos em exclusivo na plataforma. O acordo assinado este ano permite transmitir mais de 380 jogos por época, incluindo os jogos da La Liga Hypermotion, a segunda divisão espanhola.

O canal conta também com novas caras no seu “plantel”, como as dos ex-futebolistas Daniel Carriço e Luís Boa Morte. No programa “Matchday”, os internacionais portugueses – em conjunto com Tomás da Cunha, Paulo Sérgio, Marinho, Mário Cagica e Francisco Sousa – vão fazer uma análise e antevisão ao melhor jogo do fim de semana, aos golos do dia, às exibições dos jogadores portugueses e das estrelas internacionais.

A Dazn destaca ainda a integração de Nuno Travassos e Catarina Pereira (editores executivos do Jornal “A Bola”) e de Mariana Fernandes (jornalista do Observador) na sua equipa para o comentário de jogos em direto.

Para lá do futebol, a Dazn adquiriu também os direitos de transmissão da Fórmula 1 em Portugal para as próximas três temporadas (2025-2027). A principal competição de desporto automóvel deixa assim a Sport TV, estação que foi responsável pela transmissão nos últimos três anos, depois da Eleven Sports (agora DAZN), que transmitiu a competição entre 2019 e 2021.

Ao futebol, e para toda a época 2024/2025, a Dazn acrescenta ao seu portefólio a NFL, WTA, Campeonato Placard Hóquei Patins, Liga Betclic (Basquetebol Nacional), A1 Padel, Formula E.

Mas mais do que assegurar as transmissões, a Dazn pretende também entregar “uma experiência desportiva ainda mais imersiva” e que os fãs “vivam” as competições.

Nesse sentido, a marca tem trabalhado na incorporação de novas funcionalidades na sua plataforma, para que seja possível “acompanhar as competições favoritas com toda a informação dos jogos, tabelas classificativas, estatísticas em tempo real, ver até quatro jogos em simultâneo (multiview), resumos imediatos e participação em alguns eventos através do nosso Fan Zona”, explica Nuno Filipe Miranda.

Competições europeias de futebol… só no cabo

Recorde-se que a partir desta época, e entre 2024-2027, os canais em sinal aberto vão deixar de transmitir os jogos da Liga dos Campeões (UEFA Champions League) e da Liga Europa (Europa League). Os direitos de transmissão são divididos entre os dois canais desportivo por cabo – Sport TV e Dazn (Eleven) –, sendo que este último foi o detentor em exclusivo dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões durante os últimos seis anos.

A Sport TV garantiu os jogos “mais importantes” das competições, tendo a Dazn ficado com o resto.

Na totalidade das três competições europeias, a Sport TV vai transmitir 57 jogos (37 da Liga dos Campeões + 19 da Liga Europa/Liga Conferência + 1 da Supertaça Europeia). No entanto, a partir de 2025, está a ser analisada pela UEFA a possibilidade de realizar um torneio de pré-época envolvendo o campeão europeu e as três melhores equipas classificadas na fase ‘de campeonato’ da Liga dos Campeões do ano anterior, em vez da Supertaça. Nesse caso, os quatro jogos também serão transmitidos pela Sport TV.

A Sport TV terá sempre primazia na escolha do jogo a transmitir na terça e quarta-feira (dias de jogos de cada jornada da Liga dos Campeões), sendo todos os outros jogos transmitidos pela Dazn. Quem quiser ver os jogos das equipas portuguesas, portanto, terá de fazê-lo na Sport TV, pois serão sempre esses os jogos escolhidos para transmissão, já tinha o canal assegurado ao +M.

A Dazn, por seu lado, assegurou os direitos de transmissão de 489 jogos por época das três competições de clubes da UEFA (166 da Liga dos Campeões + 172 da Liga Europa + 151 da Liga Conferência), sendo a primeira vez que este canal vai transmitir jogos da Liga Europa e Liga Conferência. A Dazn garantiu ainda os direitos de transmissão de todos os jogos da UEFA Youth League.

Ver desporto está mais caro

Esta época fica mais caro ver desporto nos canais por cabo, uma vez que os preços de subscrição de ambos os canais sofreram um aumento em agosto.

No que diz respeito à Dazn, o pacote base anual (com pagamento mensal) passou dos 13,99 euros/mês para os 16,99 euros/mês, enquanto o pacote mensal aumentou dos 17,99 euros/mês para os 20,99 euros/mês. Este pacote inclui a Champions League, Europa League, Conference League, Women’s Champions League e Youth League), todos os jogos da Premier League, La Liga e Bundesliga, NFL, WTA Finals, Hóquei em Patins, Fórmula E, Fórmula 1, Liga Endesa e Liga Betclic Basquetebol.

A Dazn conta ainda com o passe Total a partir de 20,99 euros/mês, que inclui toda oferta do passe base e o acesso a mais de 150 combates de boxe e MMA, Red Bull TV ou Rally TV. A marca conta ainda com outros pacotes para competições ou desportos específicos (NFL, rally, basquetebol, etc.).

A plataforma aposta também num acesso “freemium“, onde os utilizadores podem ver alguns conteúdos grátis, como os jogos das competições de futebol feminino (UEFA Womens Champions League, Liga F, Frauen Bundesliga e Seria A feminina) ou jogos da WTA e de padel. Nesta nova época a Dazn vai garantir um jogo grátis por jornada da NFL.

“Este drive de consumo grátis para os fãs de desporto que ainda não subscreverem o nosso serviço premium irá permitir-nos criar campanhas de marketing com base comportamental em upsell de produtos”, adianta Nuno Filipe Miranda.

Já no caso da Sport TV, que já anteriormente tinha dito ao +M que o aumento de preços dos pacotes seria feito pelas operadoras, a subscrição mensal (com todos os canais) varia entre os 24,99 euros/mês e os 34,99 euros/mês, sendo que os preços e ofertas apresentam ligeiras diferenças entre os operadores.

Os novos preços – tanto da Dazn como da Sport TV – entraram em vigor no início do mês de agosto, em antecipação à nova época desportiva, e já depois do Campeonato Europeu de Futebol. Os jogos desta competição foram transmitidos pela RTP, SIC, TVI e pela Sport TV, tendo o canal desportivo assegurado os direitos de transmissão da totalidade das partidas da competição.

Atualmente a Dazn conta com um parque médio de 280 mil subscritores em Portugal, seja através dos operadores televisivos ou diretamente na plataforma Dazn. A Sport TV não respondeu à questão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.