Instagram já é a rede social mais usada pelos portugueses. Facebook cai para o terceiro lugar
Instagram, Whatsapp e Facebook são as redes sociais usadas com maior frequência pelos portugueses. Apesar da queda na frequência de uso, o Facebook continua a ser a rede com maior penetração no país.
O Facebook continua a ser a rede social com mais perfis criados em Portugal, mas está a perder terreno e a quebra dá-se tanto na frequência de utilização como na sua na notoriedade espontânea. Em sentido contrário, o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada no país, sendo referida por cerca de um terço das pessoas (34,2%) como aquela à qual acedem com maior frequência. Foi assim destronado o Facebook, que caiu para a terceira posição.
A rede até então mais utilizada no país, e que recolheu 20,9% de referências, foi este ano também ultrapassada pelo WhatsApp, que subiu ao segundo lugar, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. As três redes mais usadas pertencem à Meta.
No entanto, embora utilizado com menor frequência nos dias de hoje, o Facebook continua a ser a rede social com maior penetração em Portugal, na medida em que quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm conta criada. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%). Os dados são do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, que realizou 803 entrevistas a utilizadores de redes sociais entre os 15 e os 64 anos.
O Facebook mantém-se também como a rede com maior notoriedade espontânea top of mind (primeira referência dada pelos entrevistados) no estudo da Marktest, recolhendo 59,4% de respostas. No entanto, este valor representa uma queda de 5,1 pontos percentuais face a 2023 (64,5%).
Já o Instagram está a crescer em termos de notoriedade, com 31,2% de primeiras referências espontâneas este ano. A “larga distância”, surgem o WhatsApp, o X e o TikTok, refere-se em comunicado.
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