Vinci Energies liga heliporto diretamente às urgências do Hospital S. João no Porto
A Sotécnica integra projeto do novo heliporto do CHUSP com soluções de iluminação, sinalização e acessibilidade. A obra, que representa um investimento de 1,7 milhões, está a aguardar licenciamento.
A Sotécnica, uma das marcas dedicadas à transição energética da Vinci Energies Portugal, foi uma das entidades escolhidas para integrar o projeto do novo heliporto do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSP). A empresa foi responsável por desenvolver a solução completa de iluminação da plataforma do heliporto e a montagem dos dois elevadores na plataforma que garantirá acesso direto entre a pista do heliporto e o serviço de urgências do Hospital.
“O heliporto do CHUSP é um projeto extremamente relevante não apenas para a zona norte do país, mas também para nós enquanto empresa. Com este novo heliporto em funcionamento, o CHUSP terá certamente uma melhor resposta perante urgências e doentes graves na zona norte do país. É com muito orgulho que a Sotécnica participa no desenvolvimento deste projeto”, afirma o deputy director da Sotécnica, citado em comunicado.
A base da pista do heliporto do CHUSP, com 1.600 metros quadrados, foi construída numa plataforma elevada, com seis metros de altura, que permitirá acesso direto à zona dos elevadores por via de uma manga, levando os doentes diretamente ao serviço de urgência.
Com a obra a aguardar o licenciamento das entidades competentes, Jorge Sousa, diretor de Instalações e Equipamentos do CHUSP, afirma que a infraestrutura tem “requisitos muito específicos e internacionais, e pretende-se que este se distinga por ser um heliporto certificado”.
Em termos de iluminação, a pista incorporará luminárias LED específicas, de sinalização para segurança e orientação, complementada por um controlador de rádio. Será ainda instalado um sinalizador de obstáculos em três edifícios vizinhos, suportado por uma solução solar 100% autónoma.
O heliporto do Hospital S. João, no Porto representa um investimento de 1,7 milhões de euros e é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Notícia atualizada com alteração no título
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vinci Energies liga heliporto diretamente às urgências do Hospital S. João no Porto
{{ noCommentsLabel }}