Merlin e Edge iniciam a construção de cinco data centers em Vila Franca de Xira
A Merlin Properties e a Edged Energy iniciaram a construção de cinco data centers com acesso a energia renovável, neutralidade carbónica e método de arrefecimento que promove a poupança de água.
A Merlin Properties e a Edged Energy anunciaram o início da construção do novo campus de data centers na Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira. Com capacidade de 180 MW, o campus será neutro em carbono e vai utilizar, em exclusivo, energia renovável. A infraestrutura está projetada para responder às necessidades da inteligência artificial generativa e computação avançada.
A expansão, segundo comunicado das empresas, pretende afirmar a posição de Portugal como um hub tecnológico, servindo-se da localização estratégica e dos recursos renováveis. “Portugal sempre foi um mercado estratégico para a Merlin, representando uma parte significativa do nosso portefólio, com ativos no valor de cerca de 1,2 mil milhões de euros”, refere em comunicado Ismael Clemente, diretor executivo e fundador da Merlin Properties. “O país beneficia de uma localização privilegiada para comunicações por cabos submarinos, uma rede elétrica robusta e energia renovável”, acrescenta o diretor.
O campus inclui cinco data centers e será construído em fases, com a primeira unidade prevista para 2027. A longo prazo, a Merlin e a Edged Energy prevêm expandir a capacidade para 300 MW de potência, , o que o coloca já entre o lote das grandes estruturas desta indústria.
O empreendimento será equipado com sistemas de arrefecimento sem água, utilizando a tecnologia ThermalWorks, projetada para suportar altas densidades de computação através do arrefecimento do ar. Além disso, para melhor eficiência energética, serão integrados módulos de arrefecimento líquido.
O projeto, para além da preocupação com o desperdício de água, utiliza geradores a gás natural, minimizando as emissões de carbono face aos convencionais geradores a gasóleo. Os responsáveis do campus estimam economizar cerca de 2,7 mil milhões de litros de água por ano, em contraste com data centers convencionais que usam grandes volumes de água para arrefecimento.
A Merlin e a Edged operam uma rede de data centers sustentáveis na Península Ibérica, com unidades em Barcelona, Madrid e Bilbau. O próximo projeto, em Bilbao-Arasur, deverá iniciar ainda este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merlin e Edge iniciam a construção de cinco data centers em Vila Franca de Xira
{{ noCommentsLabel }}