Receita para acelerar os fundos europeuspremium

A execução dos fundos europeus está atrasada. Não é um problema nacional, mas de todos os Estados-membros beneficiários. A coincidência do PRR com os fundos de Coesão só veio agravar as dificuldades.

Este artigo é parte integrante da 9.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Manteiga, açúcar, ovos, farinha e fermento. Estes são os ingredientes base para fazer um bolo. Mas qual é a receita para concluir o “bolo” Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a tempo? O Executivo de Luís Montenegro, desde que entrou em funções, tem colocado a tónica na necessidade de acelerar os fundos europeus, sublinhando os atrasos irremediáveis— caso nada fosse feito – e o risco de o país perder verbas comunitárias. Mas, Portugal não é caso único. O mais recente relatório do Parlamento Europeude acompanhamento da bazuca alerta que, globalmente, até setembro, só 23% das metas e marcos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência estão cumpridas.Portugal está exatamente nesse ponto, mas assim que o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.