António Horta Osório deixa vice-presidência do grupo Impresa. É substituído por Pedro Barreto
Pedro Barreto será administrador não-executivo da Impresa, em substituição de António Horta Osório, que deixa de desempenhar estas funções no grupo ao fim de dois anos.
António Horta Osório deixa no próximo dia 31 a vice-presidência do grupo Impresa. “Aceitei, com muito gosto, o convite que me foi lançado por Francisco Pinto Balsemão, uma pessoa por quem nutro uma grande estima, numa empresa tão relevante em Portugal. Ao longo deste período, tive a oportunidade de partilhar a minha visão sobre os desafios e oportunidades do setor dos media. No entanto, a minha atividade internacional impede-me de continuar a acompanhar com a mesma regularidade dos últimos anos a Impresa“, justifica António Horta Osório, citado em comunicado. O profissional continua a colaborar com o grupo, “como senior advisor sempre que necessário”, avança.
Francisco Pedro Balsemão explica que António Horta Osório transmitiu “a sua impossibilidade em desempenhar, com a regularidade e presença desejadas, as suas funções de vice-presidente”. “Percebemos a sua situação e tomámos esta decisão em conjunto, em benefício de ambas as partes“, conclui o CEO do grupo.
O também senior advisor da Cerberus, da Mediobanca, administrador da INPAR e senior advisor da Precision Capital (holding pessoal do Sheik Al- Thani) no Quatar e membro do conselho de administração da Teya será substituído por Pedro Barreto, que será administrador não-executivo e vice-presidente do grupo dono da SIC e do Expresso.
“Agradeço, em meu nome e em nome da Impresa, o apoio pessoal e profissional que António Horta Osório nos deu nestes dois anos e fico contente por poder continuar a beneficiar das suas opiniões enquanto senior advisor. Contamos agora com Pedro Barreto para trazer formalmente a sua visão e experiência para a área dos media”, sublinha Francisco Pedro Balsemão.
O novo vice-presidente do grupo conta com 36 anos de experiência no banco BPI, 20 dos quais como membro executivo do conselho de administração. Foi vice-presidente do BCI Moçambique durante mais de 10 anos e membro do conselho de administração da SIBS, Unicre e Allianz entre 2014 e 2017. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, descreve a Impresa no mesmo comunicado.
“Foi um desafio que aceitei, naturalmente, com muito gosto. O setor dos media passa por um período de desafios relevantes, mas também há oportunidades a explorar. O papel da comunicação social, e em particular do Grupo Impresa, na sociedade portuguesa, é um fator determinante para encarar esta nova etapa com entusiasmo”, acrescenta o Pedro Barreto.
António Horta Osório integrou a administração da Impresa em julho de 2022, assumindo a função de vice-presidente. “António Horta Osório participará ativamente na definição da estratégia para o futuro da Impresa, em tempos de profundas mudanças para os meios de comunicação social. O Grupo beneficiará muito com a sua experiência internacional e com o seu conhecimento da realidade do nosso país”, sublinhava na altura Francisco Pedro Balsemão.
(atualizada às 19h10)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.