Requalificação do Bom Jesus em Braga vai custar 2,2 milhões de euros

A requalificação da Casa dos Correios e a reabilitação e valorização do apeadeiro inferior do elevador são algumas das obras da terceira fase da intervenção no Santuário do Bom Jesus.

A Câmara Municipal de Braga e a Confraria do Bom Jesus assinaram, esta terça-feira, um protocolo de colaboração com vista ao arranque, em 2025, da terceira fase de requalificação do Santuário do Bom Jesus. A intervenção representa um investimento de 2,2 milhões de euros, custeado em 25% pela Confraria, que terá de apresentar, até final deste ano, uma candidatura ao Norte 2030 para arrecadar o remanescente desse valor.

A intervenção, que deverá prolongar-se durante um ano, contempla a requalificação da Casa dos Correios e a reabilitação e valorização do apeadeiro inferior do elevador. Acrescem a criação de centros interpretativos, nova sinalética e a implementação de ferramentas digitais no Santuário do Bom Jesus, o qual está, desde 2019, classificado pela Unesco como património cultural mundial.

O Bom Jesus é um dos grandes ativos do país e do mundo, e queremos contribuir para a sua preservação e divulgação.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Para o autarca de Braga, “este é mais um projeto de enorme importância para o desenvolvimento do Bom Jesus, ao qual o município se associa através do estímulo das dimensões cultural, patrimonial e turística”. Mais, sustentou Ricardo Rio: “O Bom Jesus é um dos grandes ativos do país e do mundo, e queremos contribuir para a sua preservação e divulgação”.

Por isso mesmo, a câmara disponibiliza-se, desde a primeira hora, a contribuir para a concretização da qualificação da estrada e da zona junto ao pórtico do Bom Jesus. “Estamos alinhados com os objetivos da Confraria, de dotar este local de mais condições de segurança para os cidadãos, proporcionando uma utilização mais qualificada daquela zona”, garantiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Requalificação do Bom Jesus em Braga vai custar 2,2 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião