Câmara de Sintra “educa” alunos a protegerem o meio marinho e a biodiversidade

Município de Sintra pretende "promover a Literacia do Oceano junto de crianças e jovens, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças a que este é sujeito".

Mais de 100 alunos de Sintra já participaram no projeto educativo Kids Dive – Descobrir o Oceano, que visa proteger o meio marinho e a biodiversidade num concelho com cerca de 25 quilómetros de orla costeira. A iniciativa surge no âmbito da estratégia de educação ambiental do município liderado por Basílio Horta.

“Este projeto, que envolve investigadores nacionais, professores e alunos, é uma oportunidade única para muitas crianças e jovens, para interagirem de forma educativa e pedagógica com a problemática dos oceanos e a sua conservação”, assinala o presidente da câmara de Sintra. Aliás, sustenta Basílio Horta, “o conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor”.

Para dar continuidade ao projeto, a autarquia já aprovou, em reunião de executivo desta terça-feira, o protocolo de colaboração com a Associação MARDIVE – Associação Ciência e Educação para a Conservação da Biodiversidade Marinha, num investimento de 32 mil euros.

O conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor.

Basílio Horta

Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Durante este ano letivo 2024/2025 serão formados 240 novos embaixadores do mar, abrangendo um total de 12 turmas.

“Pretende-se promover a Literacia do Oceano junto de crianças e jovens, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças a que este é sujeito, contribuindo para a formação de uma geração azul e de uma sociedade mais participativa na defesa dos oceanos e da sustentabilidade”, prossegue a câmara num comunicado.

Coordenado pela Associação MARDIVE, este projeto conta com uma rede de parceiros como o Oceanário de Lisboa, Jardim Zoológico de Lisboa, National Geographic Education e Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Sintra “educa” alunos a protegerem o meio marinho e a biodiversidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião