Pedro Duarte vai ser o candidato do PSD à câmara do Porto
Atual ministro dos Assuntos Parlamentares quer sentar-se na sua "cadeira de sonho", destacando como urgentes os desafios da segurança e habitação.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte (PSD), confirmou a candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto, num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no Jornal de Notícias. “Hoje anuncio (…) a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto. Faço-o com sentido de missão, com entusiasmo e com a felicidade inédita de quem partilha um sonho antigo: o sonho de entregar-me à construção de um Porto ainda mais humano, dinâmico e próspero, onde todos possam viver tranquilamente e com dignidade”, afirmou.
O atual ministro dos Assuntos Parlamentares destacou como desafios urgentes a segurança, a mobilidade e a habitação. “A segurança, com criminalidade inaceitável; a mobilidade, com trânsito intolerável; e a habitação, com preços incomportáveis, são desafios urgentes que exigem respostas novas e eficazes”, afirmou.
Pedro Duarte defendeu igualmente que a mesma eficácia deve ser pensada para o turismo, que trouxe dinamismo social e vitalidade económica ao Porto. “Esperam-nos mais mudanças, mais rápidas e radicais. Num mundo cada vez mais imprevisível, a minha candidatura é um convite à construção de um futuro seguro. É com essa convicção, como portuense inteiro, que me apresento”, salientou.
O agora candidato à Câmara do Porto referiu que a candidatura não é sobre ele próprio, mas sobre todos os portuenses. “Juntos, podemos construir uma cidade mais inclusiva, mais preparada, mais competitiva”, sublinhou.
O ministro destacou também querer “uma cidade que seja uma referência na cultura, que é a avenida para a tolerância e para a felicidade, mas também no desporto, incentivando a vitalidade ao longo da vida, na saúde liderando nos serviços e nos centros de investigação, no trabalho, cirando melhores empregos, e na inovação, reforçando a capacidade de captar e reter talento, tecnologia de ponta e investimento económico”.
No artigo, Pedro Duarte recordou uma “transformação vertiginosa da cidade” na última década, destacando que a “adaptação continua a essa mudança exige imaginação audácia e, sobretudo humanidade”.
Várias vezes apontado como candidato do PSD à câmara do Porto, Pedro Duarte disse no dia 21 de março que não se iria candidatar a mais nenhum cargo político a não ser à presidência da Câmara do Porto, adiantando, na altura que a decisão estaria para breve.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.
Candidato pela “grande afetividade” à cidade
Entretanto, em declarações aos jornalistas, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, afirmou que a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto foi uma “decisão ponderada, com muita racionalidade e que tem um lado de grande afetividade”.
“É uma decisão ponderada, com muita racionalidade, mas que tem um lado de grande afetividade e, portanto, a motivação para eu me disponibilizar para ser candidato à Câmara Municipal do Porto tem muito a ver com essa ligação afetiva que tenho a esta cidade”, disse, à margem do Conselho de Ministros que decorreu esta quarta-feira no Mercado do Bolhão.
Pedro Duarte recordou que nasceu e sempre viveu no Porto, sendo nesta cidade que tem as pessoas que lhe são mais próximas, nomeadamente família e amigos, tendo, por isso, “uma relação muito especial” com a cidade.
“Depois de esta cidade me ter dado muito, chegou o momento de eu tentar, modestamente, contribuir ou retribuir aquilo que a cidade me tem dado disponibilizando-me para ser candidato a presidente da Câmara Municipal do Porto”, insistiu.
A presidência desta autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, é a sua “cadeira de sonho em termos políticos”, assumiu. E acrescentou: “Para mim é, de facto, a cadeira de sonho do ponto de vista político, porque é aqui que eu mais me realizo e, se os portuenses assim entenderem, é aqui que eu me realizarei do ponto de vista profissional, pessoal e político”.
O ministro explicou que pretende encabeçar uma candidatura que seja muito abrangente e que vá muito para além daquilo que é o PSD. “A ideia é criarmos uma plataforma de cidadania que se empenhe em dinamizar a cidade, transformá-la e enfrentar alguns problemas que a cidade hoje em dia tem pela frente”, frisou. Problemas esses relacionados com a segurança, o trânsito e o preço das habitações, apontou.

Questionado sobre se conta com o apoio de Rui Moreira, Pedro Duarte lembrou que tem uma relação de amizade “muito forte” com aquele e que apoiá-lo ou não será uma opção do independente que ele tomará no tempo certo. Os dois têm falado “intensamente nas últimas semanas”, mas apenas sobre a cidade, confidenciou.
“Eu, felizmente, tenho tido muitas manifestações de apoio, eu diria da generalidade das pessoas que integram esse movimento que esteve com o presidente Rui Moreira no passado”, sublinhou. O social-democrata contou que Rui Moreira e Rui Rio (PSD), que também liderou o executivo municipal portuense, são as suas referências autárquicas.
Pedro Duarte “apresenta todas as condições”, diz Montenegro
O primeiro-ministro e presidente do PSD também se pronunciou sobre a candidatura de Pedro Duarte à Câmara do Porto. Luís Montenegro alegou que a candidatura de ministro tem “um grande potencial para ser bem-sucedida”.
“O Porto fica com uma opção de uma futura liderança municipal que apresenta todas as condições para poder ser bem sucedida”, afirmou Montenegro, durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros.
“Fico, por um lado, pesaroso, porque isto significa que terei uma indisponibilidade futura para o exercício de funções governativas de alguém que foi absolutamente fantástico no exercício das funções como ministro dos Assuntos Parlamentares, que ainda vai desenvolver até ao final do mandato deste Governo”, afirmou o primeiro-ministro em gestão.
(Notícia atualizada às 14h28 com declarações de Pedro Duarte e Luís Montenegro).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Duarte vai ser o candidato do PSD à câmara do Porto
{{ noCommentsLabel }}