Projetos na área da saúde têm via verde para apoio comunitário

Os Programas Operacionais Regionais já aplicaram mais de 200 milhões em medidas para ajudar as empresas a minimizar o impacto da pandemia, revelou a ministra Ana Abrunhosa.

Todos os projetos na área da saúde “que tenham maturidade” deveram receber luz verde para receber apoio comunitário, mesmo que as verbas do Portugal 2020 se esgotem, afirmou esta quarta-feira a ministra da Coesão.

“As autoridades de gestão dos Programas Operacionais Regionais têm indicação para aprovar todos projetos na área da saúde que tenham maturidade, porque se não tivermos verba do PT2020 usamos verbas do PT2030, uma vez que já estamos em período de elegibilidade do novo quadro”, explicou Ana Abrunhosa na audição regimental na Assembleia da República.

A responsável revelou que os PO Regionais aplicaram mais de 200 milhões em medidas para ajudar as empresas a minimizar o impacto da pandemia, evitar falências ou diminuir o recurso ao lay-off. E deu exemplos como um protótipo para reduzir infeções e contágio, incluindo na higienização de pacientes acamados em ambiente hospitalar, que está a ser testado por uma empresa de Penela. Ou ainda uma câmara de extinção de partículas contaminadas, desenvolvida por uma empresa de microeletrónica de Gouveia, que poderia ser usada nos transportes públicos para desinfetar as roupas dos passageiros.

Em termos acumulados no Portugal 2020, os PO Regionais já apoiaram investimentos de mais de 6.800 milhões de euros, com mais de 3 mil milhões de fundos, em medidas que contribuíram para investimentos inovadores, capacitação de recursos humanos, internacionalização, avançou a ministra da Coesão. Mas se a conta for feita apenas à área da saúde então os investimentos acumulados foram de 547 milhões de euros, recebendo um apoio de 250 milhões do PO Regionais. Já ao nível da educação, foram investidos na requalificação e construção de novas escolas de 633 milhões de euros com apoio de 364 milhões de euros.

A ministra da Coesão lembrou que vão abrir novos concursos nestas áreas, tal como avançou ao ECO. Em causa estão avisos para apoios de 230 milhões de euros ao investimento público que deverão abrir até fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projetos na área da saúde têm via verde para apoio comunitário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião