Apostar no luxo em 2024

  • André Marques da Silva
  • 1 Março 2024

O casamento entre tradição e inovação, aliado à experiência do cliente, posiciona o setor do mercado do luxo e explica o seu crescimento.

O mercado do luxo vai bater recordes em 2024. Porquê? É a pergunta a que devemos responder, juntando uma reflexão sobre o que torna este mercado tão interessante para potenciais investidores e empreendedores nacionais.

Sei que, para o consumidor comum, esta afirmação pode parecer estranha, mas não nos podemos esquecer que a compra de um produto de luxo cria uma sensação de bem-estar relevante, sobretudo para as novas economias, aquelas onde o acesso ao luxo é uma novidade. Duvidas houvesse, prevê-se que as vendas de produtos de luxo na China, por exemplo, passem de 30% para 50% do mercado global até 2030.

Ainda na tentativa de definir o que torna este mercado tão interessante para quem nele investe, é fundamental compreendermos que o luxo não se rege pelos mesmos valores de outras marcas mainstream: os padrões de alta qualidade, visíveis na performance, manufatura e exclusividade de cada produto, fazem deste mercado o mais aspiracional de todos. A guerra no luxo é a conceção de produtos tailor made que fazem as delícias dos milionários.

As projeções para 2024 acentuam o interesse de quem consome e apontam para um crescimento do mercado na casa dos 40%. Um valor bastante significativo, tendo em conta o panorama transversal aos restantes setores. Aqui, as estratégias de venda, baseadas na inovação e na disrupção, prometem ser elementos fundamentais.

Escrevo, a título de exemplo, sobre a preponderância que as compras online terão até 2025. Segundo o True Luxury Global Consumer Insight 2023, 20% das vendas de artigos de luxo será feita neste formato.

No entanto, o que vai dominar e marcar 2024 será a experiência de loja e a importância que as soluções inovadoras neste campo podem ter para despertar vontade de consumir. Neste contexto, os valores de exclusividade e raridade, a atenção ao detalhe e aos valores aliam-se à extrema personalização que existe no serviço. Será a integração de soluções tecnológicas que permitam uma maior autonomia dos colaboradores de loja – que se tornarão verdadeiros assistentes do comprador – que fará a diferença. Estes colaboradores conseguirão antecipar compras, perceber tendências e necessidades de cada um dos clientes, tornando a experiência em loja verdadeiramente taylor made.

Diante das projeções promissoras para 2024, o mercado de luxo emerge com um vasto leque de oportunidades para investidores. O casamento entre tradição e inovação, aliado à experiência do cliente, posiciona o setor e explica o seu crescimento. Quando as marcas investem em soluções tecnológicas e estratégias inovadoras, não se limitam a adaptar-se à era digital, elas redefinem os padrões de excelência. Cabe aos potenciais investidores e empreendedores nacionais pensar qual o papel que queremos ter neste mercado.

  • André Marques da Silva
  • CEO da GMS-Store

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