Chegámos a dezembro… janeiro à porta: contadores a zero?
Acredito que 2024 vai ser desafiante e a resiliência será característica distintiva, mas, principalmente, mostre que a sua marca está ao lado do seu consumidor!
Sim os contadores das vendas ficam a zero, e lá vamos nós recomeçar tudo de novo a partir de 1 de janeiro!
Mas há um contador o do valor da marca, que não fica a zero (ainda bem) e fica à espera de continuar a crescer no ano que se avizinha!!
Como vai ser 2024? Quais os desafios que as marcas e empresas vão enfrentar? Para além dos habituais e rotineiros (que nos dão muito trabalho), gostaria de salientar, para além de uma análise estratégica que devemos ter sempre presente, alguns pontos em específico a ter em atenção. Mas sempre durante este 2024 com um espírito de inovação, resiliência e criatividade!
As marcas devem continuar a aprimorar a relação com o consumidor de uma forma envolvente, personalizável e transparente. Mas não nos podemos esquecer que temos um consumidor que perdeu poder de compra, e as marcas devem diversificar os seus produtos ou serviços de modo a adaptar-se às necessidades atuais e reais dos consumidores, tendo por base uma necessidade de otimização operacional dentro das empresas.
Outra forma, é desenvolver o customer engagement criando programas de loyalty, com comunicação e promoção personalizadas.
Já falamos anteriormente da sustentabilidade e claramente é um elemento crescente de preocupação e fundamental na atuação das marcas e empresas, assim como é uma exigência clara por parte dos consumidores.
As marcas devem continuar a acompanhar as tecnologias emergentes, tais como, a inteligência artificial e a realidade aumentada, analisando como podem usar as mesmas para melhorar e otimizar as experiências do consumidor e assim se destacar da concorrência.
Infelizmente, estamos no meio de duas guerras, e as incertezas geopolíticas podem condicionar o fornecimento de materiais e os seus preços, e as marcas têm de ser resilientes e pré-definir estratégias para ultrapassar potenciais barreiras.
Adaptar-se a novos potenciais canais de mercado, caso já existam ou não. Temos uma economia cada vez mais horizontal e global e não podemos fechar os olhos, temos de ver o que está ao nosso redor e ver o que não está lá!
Acredito que 2024 vai ser desafiante e a resiliência será característica distintiva, mas, principalmente, mostre que a sua marca está ao lado do seu consumidor!
Desejo umas Santas Festas!!! Nos encontraremos em 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chegámos a dezembro… janeiro à porta: contadores a zero?
{{ noCommentsLabel }}