Chegámos a dezembro… janeiro à porta: contadores a zero?

  • Patrícia Nunes Coelho
  • 22 Dezembro 2023

Acredito que 2024 vai ser desafiante e a resiliência será característica distintiva, mas, principalmente, mostre que a sua marca está ao lado do seu consumidor!

Sim os contadores das vendas ficam a zero, e lá vamos nós recomeçar tudo de novo a partir de 1 de janeiro!

Mas há um contador o do valor da marca, que não fica a zero (ainda bem) e fica à espera de continuar a crescer no ano que se avizinha!!

Como vai ser 2024? Quais os desafios que as marcas e empresas vão enfrentar? Para além dos habituais e rotineiros (que nos dão muito trabalho), gostaria de salientar, para além de uma análise estratégica que devemos ter sempre presente, alguns pontos em específico a ter em atenção. Mas sempre durante este 2024 com um espírito de inovação, resiliência e criatividade!

As marcas devem continuar a aprimorar a relação com o consumidor de uma forma envolvente, personalizável e transparente. Mas não nos podemos esquecer que temos um consumidor que perdeu poder de compra, e as marcas devem diversificar os seus produtos ou serviços de modo a adaptar-se às necessidades atuais e reais dos consumidores, tendo por base uma necessidade de otimização operacional dentro das empresas.

Outra forma, é desenvolver o customer engagement criando programas de loyalty, com comunicação e promoção personalizadas.

falamos anteriormente da sustentabilidade e claramente é um elemento crescente de preocupação e fundamental na atuação das marcas e empresas, assim como é uma exigência clara por parte dos consumidores.

As marcas devem continuar a acompanhar as tecnologias emergentes, tais como, a inteligência artificial e a realidade aumentada, analisando como podem usar as mesmas para melhorar e otimizar as experiências do consumidor e assim se destacar da concorrência.

Infelizmente, estamos no meio de duas guerras, e as incertezas geopolíticas podem condicionar o fornecimento de materiais e os seus preços, e as marcas têm de ser resilientes e pré-definir estratégias para ultrapassar potenciais barreiras.

Adaptar-se a novos potenciais canais de mercado, caso já existam ou não. Temos uma economia cada vez mais horizontal e global e não podemos fechar os olhos, temos de ver o que está ao nosso redor e ver o que não está lá!

Acredito que 2024 vai ser desafiante e a resiliência será característica distintiva, mas, principalmente, mostre que a sua marca está ao lado do seu consumidor!

Desejo umas Santas Festas!!! Nos encontraremos em 2024.

  • Patrícia Nunes Coelho
  • Diretora de marketing Ibéria da Control

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chegámos a dezembro… janeiro à porta: contadores a zero?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião