Diferenciação de marcas no digital: Como não repetir o que todos já fazem?

  • Mário Alcântara
  • 12:24

Atrás do clique está um ser humano e se o que lhe apresentamos não entrega valor na primeira impressão, nunca conseguiremos ser únicos e ficar no topo do mercado.

Num mundo onde a presença digital é obrigatória para as marcas, a questão da diferenciação é cada vez mais crítica. Estar online já não é ser moderno, disruptivo ou achar que se está a seguir as tendências, mas sim um requisito básico. É estar no top of mind dos consumidores onde eles estão, no formato que eles querem, e ocupar um espaço que outras marcas concorrentes não tenham ainda ocupado. Repetir o que elas já fazem será só mais uma marca a repetir fórmulas já exploradas.

Assim o desafio não é tanto o que fazer, pois já dei a entender parte desse caminho, mas como fazer. Para se conseguir este destaque é fundamental explorar estratégias inteligentes e inovadoras, que vão além do simples “estar no digital”.

Nos próximos pontos partilho algumas linhas de orientação de como as marcas podem efetivamente destacar-se num ambiente digital saturado. São fórmulas testadas com as várias marcas que trabalho, e que simplesmente funcionam. Use como ponto de partida para a sua pesquisa e inspiração, pois o digital é realmente uma área tão vasta que seria um enorme desafio compilar aqui tanta informação.

  • Identidade de Marca Autêntica

A base para qualquer estratégia de diferenciação é a autenticidade. Uma identidade de marca clara e consistente, que reflete os valores e a missão da empresa, ajuda a criar uma ligação emocional com o público. Para isso, é essencial que a sua marca seja verdadeira consigo mesma e com os seus consumidores. A transparência e a honestidade criam confiança e lealdade, que são difíceis de replicar por concorrentes. Se está à procura de um primeiro insight foque na sua promessa –- se tiver que dar provas que faz o que promete ao seu cliente, como faria? Usaria clientes a falar de si? Mostrava ao pormenor como funciona a sua empresa? Comparava-se com concorrentes que falham no que dizem fazer?

  • Conteúdo de Qualidade e Relevante

O conteúdo continua a ser rei no mundo digital. No entanto, a qualidade e a relevância desse conteúdo são cruciais. Produzir conteúdo que eduque, inspire ou entretenha o público-alvo, ao invés de apenas promover produtos e preços, vai criar uma perceção positiva e diferenciada da marca. Utilizar blogs, vídeos, infografias e podcasts são formas eficazes de fornecer valor real aos consumidores. Mas acima de tudo seja o seu próprio cliente e pergunte: “Este conteúdo é importante para mim? Vai resolver a um problema que tenho? Vai responder a uma questão? Gera valor para as minhas paixões?”. O conteúdo que vai criar deve promover uma solução a estas questões. E garanta que é sempre gerada uma ação, seja no mínimo um like, uma partilha ou um comentário.

  • Experiência do Utilizador (UX) Excecional

Uma experiência do utilizador que combine os objetivos de comunicação da sua marca, mas que ponha em primeiro lugar o seu público-alvo, é um grande diferenciador. Isto inclui desde um website intuitivo e fácil de navegar até à eficiência no atendimento ao cliente. As interações digitais devem ser fluidas e agradáveis, garantindo que os visitantes encontram rapidamente o que procuram e tenham uma experiência positiva com a sua marca em cada ponto de contacto. Pequenas melhorias num chat suportado por IA, por exemplo, ou um email de follow up de interações geradas com a empresa pode ser o início de uma grande mudança.

  • Personalização e Segmentação

A capacidade de personalizar a experiência do utilizador é uma das grandes vantagens do marketing digital. Utilizar dados para segmentar o público e oferecer conteúdos e ofertas personalizadas pode aumentar significativamente o envolvimento e a satisfação dos clientes. As marcas que conseguem entender, e antecipar, as necessidades dos seus clientes estarão sempre um passo à frente. A existência de várias soluções de inteligência artificial para marketing digital são uma ferramenta que pode alavancar os resultados. E não esquecer que à distância de um clique tudo pode ser comparado. Por isso, uma experiência personalizada promove uma ação mais imediata e mais emocional. E aplica-se a todo o tipo de negócio, seja uma marca de retalho que apresenta um produto adequado ao perfil de consumo do cliente, um veterinário que antecipa uma necessidade de um animal de estimação, uma empresa de seguros que apresenta uma solução alinhada com a evolução de um agregado familiar. E as empresas, que são por regra mais racionais na decisão, também são sensíveis a esta personalização. Como exemplo, uma frota de automóveis para o qual há histórico que permita oferecer novas viaturas, e retomar as anteriores, pode ser uma oportunidade e evitar uma consulta ao mercado à concorrência.

  • Utilização de Tecnologias Inovadoras

A adoção de novas tecnologias pode ser uma forma criativa e muito eficiente para se destacar. Realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), inteligência artificial (IA) e chatbots são exemplos de ferramentas que podem melhorar a experiência do cliente e criar uma vantagem competitiva. Essas tecnologias permitem interações mais imersivas e personalizadas, aumentando o valor percebido da marca. Devido à incrível velocidade a que estão a surgir estas tecnologias, os preços são cada vez mais competitivos, sendo possível criar ideias com custos muito competitivos.

  • Marketing de Influência

O marketing de influência pode ser uma estratégia eficaz para alcançar novos públicos e reforçar a credibilidade da marca. Escolher influenciadores que se alinhem com os valores da marca e que tenham uma audiência envolvida e fiel, vai amplificar a mensagem de forma autêntica e impactante. Nem sempre o público de uma marca aceita que se fale com eles diretamente. Podem ser público-alvo (estão lá), mas não audiência (porque não falam connosco), e para chegar até eles um influenciador será uma das melhores estratégias. E porque o negócio dos influenciadores obriga-os a estar ainda mais à frente no mercado do que as marcas, seja em estilo seja até no tipo de redes que usam, será uma estratégia muito eficaz para diferenciar e inovar.

  • Inovação Constante

No ambiente digital, a estagnação é inimiga da diferenciação. As marcas devem estar constantemente a inovar, seja através de novos produtos, serviços ou campanhas de marketing criativas. Estar atento às tendências e ter a coragem de experimentar novas abordagens pode manter a marca relevante e à frente da concorrência. Desafio a explorar sites como o trendhunter.com e certamente irão surgir imensas ideias.

Diferenciar-se no mundo digital não é uma tarefa fácil, mas é essencial para o sucesso a longo prazo. A combinação de uma identidade de marca autêntica, conteúdo de qualidade, uma experiência do utilizador excecional, personalização, tecnologias inovadoras, marketing de influência, responsabilidade social e uma cultura de inovação pode ajudar as marcas a destacarem-se neste mercado saturado.

O segredo está em entender profundamente o público-alvo e criar estratégias que ressoem com ele de maneira significativa e memorável. Atrás do clique está um ser humano e se o que lhe apresentamos não entrega valor na primeira impressão, nunca conseguiremos ser únicos e ficar no topo do mercado.

  • Mário Alcântara
  • Head of digital activation na Innovagency

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