Redefinir a beleza com responsabilidade ambiental: Ecodesign na indústria cosmética

  • Rossana Gama
  • 12 Abril 2024

O compromisso com a responsabilidade ambiental das marcas vai para além dos negócios, deve ter foco na vertente ambiental, social e governança (ESG).

A indústria cosmética é uma das que mais cresce no mundo, e com isso vem um aumento significativo na geração de resíduos. Embalagens, ingredientes e processos de produção são alguns dos fatores que contribuem para o impacto ambiental do setor. Diante deste cenário, o ecodesign emerge como uma estratégia essencial para a redução do impacto ambiental da indústria cosmética. Mas o que é isto?

O ecodesign não é nada mais que contemplar os aspetos ambientais no desenvolvimento de um novo produto, considerando não só o uso de recursos não renováveis, mas também a minimização do impacto ambiental. Resume-se à redução de resíduos e economia de custos. É uma filosofia que impulsiona a reinvenção da beleza de uma forma que respeita e preserva o planeta, em todo o ciclo de vida dos produtos, desde a conceção ao descarte.

A adoção do ecodesign na indústria cosmética traz diversos benefícios, como a redução do plástico de uso único: menos resíduos na natureza, menor impacto na biodiversidade, menos poluição do ar e da água; a redução da pegada de carbono: menos uso de recursos fósseis, menor emissão de gases de efeito estufa; o estímulo da economia circular: prolongamento do ciclo de vida das embalagens, redução do consumo de recursos, menor geração de resíduos; e uma melhoria da eficiência energética.

As principais estratégias que podem ser adotadas pela indústria cosmética incluem: O uso de materiais reciclados ou recicláveis pode ajudar a reduzir resíduos, o design de embalagens desmontáveis ou de refill pode ajudar a reduzir o uso de embalagens descartáveis e o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, como produtos com ingredientes naturais ou biodegradáveis.

O compromisso da indústria, e falo aqui de todas as marcas, é com os consumidores e potenciais consumidores, mas sobretudo com o planeta. Reconhecer a importância de liderar pelo exemplo e querer inspirar os concorrentes a abraçarem o ecodesign e a explorar formas criativas, é inovar enquanto se olha com amor e respeito para o futuro.

  • Rossana Gama
  • country manager do Grupo Boticário Portugal

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