Programas de formação já receberam 22 milhões do PRR

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Dezembro 2021

Dos 33 contratos aprovados no âmbito dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, 31 já receberam 22 milhões de euros contratualizados pelo PRR.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anunciou esta terça-feira que foram transferidos 22 milhões de euros para os consórcios liderados pelas instituições de ensino superior para a implementação dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A quantia transferida é referente a 31 dos 33 contratos aprovados no âmbito dos Programas e assinados este mês: 12,7 milhões de euros destinados ao Programa Impulso Jovens STEAM e 9,3 milhões de euros ao Programa Impulso Adultos“, explicou o MCTES, em comunicado.

Até ao fim do ano, serão ainda ultimados e assinados os restantes dois contratos, nomeadamente com a Universidade do Algarve e outro com a Universidade da Madeira, refere ainda o comunicado.

A avaliação e aprovação das candidaturas aos dois programas esteve a cargo de um “painel independente internacional de alto nível”, tendo incluído “audições públicas com todos os consórcios proponentes”, que envolvem instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas, como empresas e autarquias.

O Programa Impulso Jovens STEAM visa promover e apoiar iniciativas orientadas para aumentar a graduação superior de jovens em áreas como ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics), “em consonância com as novas necessidades do mercado de trabalho”, explica a tutela.

Já o Programa Impulso Adultos tem por objetivo reforçar e diversificar a formação pós-secundária, garantindo a reconversão e atualização de competências através do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programas de formação já receberam 22 milhões do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião