Mecanismo europeu financia vários projetos na Madeira com cerca de um milhão de euros
Mecanismo financeiro europeu EEA Grants disponibiliza cerca de um milhão de euros para projetos na Madeira, nomeadamente nas áreas do ambiente e energia.
O mecanismo financeiro europeu EEA Grants disponibilizou cerca de um milhão de euros para projetos na Madeira, revelou, esta segunda-feira, o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, destacando intervenções nos setores social e do ambiente.
“A região da Madeira faz parte do território elegível para esses financiamentos, nas áreas ligadas ao ambiente, à energia, às questões da igualdade e às questões do mar”, disse o governante, após um encontro com o representante da República para a Madeira, Ireneu Cabral Barreto, no Funchal.
Eduardo Pinheiro está na região autónoma para participar no encontro anual do EEA Grants, que decorre terça e quarta-feira na Madeira e no Porto Santo. “O objetivo é demonstrar o trabalho que tem sido feito ao longo destes anos”, explicou, realçando que, no caso da Região Autónoma da Madeira, é “perto de um milhão de euros de contribuição do programa”.
O mecanismo financeiro designado por EEA Grants, cujos países doadores são a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, resulta de um acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE) com 15 Estados-Membros da União Europeia.
O objetivo é promover um “contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais” e “reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa”, bem como reforçar as relações bilaterais entre três países doadores e os países beneficiários.
A contribuição total estipulada para o período 2014-2021 foi de 2,8 mil milhões de euros, sendo que Portugal beneficiou de uma verba de 102,7 milhões.
O secretário de Estado do Planeamento referiu ainda que, em relação à Madeira, os projetos financiados têm o “mérito” de constituir um “ensaio”, sobretudo ao nível da economia circular, da reciclagem e do setor social, pelo que permitirão “escalar para financiamentos maiores depois de serem testados”.
“Escolhemos a Madeira [para o encontro anual], porque tem um conjunto de projetos ligados sobretudo à questão ambiental, mas também social, importantes e é importante mostrá-los”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mecanismo europeu financia vários projetos na Madeira com cerca de um milhão de euros
{{ noCommentsLabel }}