+M

Cinco federações unem-se em campanha contra o assédio no desporto

+ M,

Com criatividade da Federação Portuguesa de Futebol, a campanha é produzida pela Garage e realizada por Ernesto Bacalhau.

Cinco federações de desportos coletivos juntaram-se numa campanha de combate ao assédio do desporto. “O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia” é o claim da campanha, lançada esta quinta-feira, que junta as federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol.

Com criatividade da Federação Portuguesa de Futebol, produzida pela Garage e realizada por Ernesto Bacalhau, a campanha, que “alerta para um dos fenómenos mais desprezíveis da sociedade e que igualmente se pode manifestar no desporto”, vai marcar presença em plataformas digitais e em estádios e pavilhões espalhados por todo o país, através de ações promovidas pelas cinco federações.

Este fim de semana, nas jornadas das principais competições de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins e voleibol, os atletas, treinadores, árbitros e clubes também se vão associar a esta iniciativa, divulgando a mensagem de combate e denúncia ao assédio, explicam as federações.

Em conjunto, os presidentes das cinco federações reforçam a ideia de que o assédio é transversal a todas as idades e setores da sociedade, sendo urgente tomar medidas no sentido de o prevenir e denunciar. “É tempo de o Desporto servir causas e funcionar verdadeiramente de e para as pessoas“, resume Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal.

O assédio não pode ter lugar no Desporto. A FPF adotou políticas e procedimentos destinados a prevenir e sancionar o assédio sexual no âmbito da atividade desportiva federada. Fê-lo não apenas com a criação de regulamentação, mas também através da promoção da denúncia, incluindo anónima da cooperação com os órgãos de justiça criminal competentes e da educação junto dos agentes desportivos”, acrescenta Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.