Castro Daire com nova ETAR após investimento de três milhões de euros

  • Lusa
  • 10 Março 2023

Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire diz que ETAR de Arcas estará em funcionamento em dois meses, depois de um investimento superior a três milhões de euros.

“É um grande investimento que estamos a fazer, superior a três milhões de euros. Tivemos alguns percalços naquilo que foi a sua implementação, em toda a sua empreitada; mas, dentro de dois meses, temos a expectativa de estar pronta, a funcionar e ao serviço das nossas comunidades”, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida.

O autarca falava à agência Lusa após a visita da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a obras que decorrem no concelho e que são financiadas por fundos europeus, como é o caso daquela ETAR.

“Vai ser um aumento qualitativo muito grande naquilo que é a resposta, em termos ambientais, nesta área do saneamento básico do nosso concelho”, destacou o autarca.

Além da ETAR de Arcas, o presidente levou a governante às Termas de Carvalhal, onde o município tem um projeto de requalificação e ampliação na ordem dos sete milhões de euros, assim como à escola secundária, que representa um investimento superior a dois milhões de euros.

Para a ministra Ana Abrunhosa, “foi importante perceber como Castro Daire tem uma estratégia e os projetos que concretizam essa estratégia” que estão a decorrer e os que tem para o futuro, como as Termas de Carvalhal.

“Claramente uma estratégia de coesão territorial e, portanto, visitámos vários projetos, desde escola, regeneração urbana, eficiência energética, uma ETAR que também é muito importante, mobilidade suave”, evidenciou Ana Abrunhosa.

Para a ministra, trata-se de “um conjunto de obras muito significativo que Castro Daire está a fazer, tendo aproveitado muito bem fundos europeus” num total superior a 14 milhões de euros.

Além da ETAR de Arcas e da requalificação da Escola Secundária de Castro Daire, que tem mais de 40 anos e cerca de 530 alunos, o município está também a requalificar a avenida 25 de abril. Nesta artéria da vila, a Câmara Municipal de Castro Daire está a colocar uma ciclovia e a trocar a iluminação para “obter eficiência energética“; o que, no entender de Paulo Almeida, “ajuda a proteger o meio ambiente e a diminuir a fatura de energia“.

“É um projeto de regeneração urbana, mas também uma obra de melhoria de qualidade de vida dos nossos munícipes, porque vai ter um conjunto de infraestruturas que promovem práticas sustentáveis e saudáveis”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Castro Daire com nova ETAR após investimento de três milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião