PSD quer autarquias a gerir imóveis devolutos do Estado
Proposta do PSD prevê que os municípios possam gerir, durante 50 anos, os imóveis públicos devolutos para que sejam arrendados.
O PSD defende que o Governo deve começar por arrendar os imóveis devolutos do Estado, sendo esta uma responsabilidade que caberia às autarquias durante 50 anos.
Uma das dez propostas apresentadas pelos social-democratas passa pelo aproveitamento dos imóveis devolutos do Estado, que ficariam a cargo das autarquias depois de serem identificados pela Autoridade Aduaneira. O diploma do PSD prevê ainda que, depois de identificados os imóveis devolutos, caso o Estado central não dê uso ao património público num prazo de 60 dias, as autarquias tomem posse administrativa.
Este mecanismo consta do projeto-lei dos social-democratas que cria um sistema “semi-automático”, que permite às autarquias “sozinhas ou em conjunto com promotores particulares” identificar e transformar um imóvel devoluto do Estado em habitação, depois de os promotores privados apresentarem “um projeto para o seu aproveitamento” para que o imóvel seja usado nos próximos 50 anos em “projetos com interesse público”, explicou o vice-presidente do PSD, António Leitão Amaro.
A proposta do Governo prevê que os imóveis públicos devolutos, transformados em habitação, continuem sob a alçada do Estado central.
É imoral a tentativa de trocar as prioridades e de o Estado forçar o arrendamento de propriedade privada quando tem edifícios devolutos, [tentando] castigar os outros por iniciativas que não faz.
O PSD apresentou esta terça-feira, no Parlamento, um pacote de medidas legislativas para a habitação com a intenção de provocar “um choque de oferta no mercado”. Os diplomas vão ser discutidos e votados no próximo dia 15 de março, durante o debate potestativo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD quer autarquias a gerir imóveis devolutos do Estado
{{ noCommentsLabel }}