+M

Clube da Criatividade apela à união dos criativos no seu 25º festival

Rafael Ascensão,

Reforçar a importância da união na criatividade portuguesa é o mote da edição deste ano do Festival do Clube da Criatividade e da Semana Criativa de Lisboa. O +M é media sponsor do evento.

O Clube da Criatividade de Portugal (CCP) assinala assim o seu 25ª aniversário, de 19 a 26 de maio, tendo como mote o tema “Traz outro amigo também”, tal como cantava Zeca Afonso. Esta parte da canção não foi escolhida por acaso. Faz parte do apelo do CCP à união dos criativos, pois nenhum deles é uma ilha e este festival “é sobre o arquipélago de gente que é preciso juntar para andarmos para a frente”, refere Susana Albuquerque, presidente do Clube da Criatividade de Portugal, em nota de imprensa.

Mais do que nunca, a criatividade precisa de amigos. Longe vão os tempos em que ela era o showde um criativo só. Se é que alguma vez foi. Contra a pulverização dos orçamentos, a fragmentação dos media, a desatenção das pessoas e o pessimismo instalado, é preciso uma aldeia para que saia uma boa ideia“, acrescenta.

Tal como o copy precisa do diretor de arte, o designer precisa do tipógrafo, o UX/UI precisa das linhas de código, quem escreve os “voz off” precisa de um locutor, defende o CCP na mesma nota.

Na verdade, esta é primeira edição do Festival sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal (CCP), tendo em conta que anteriormente o nome era Clube dos Criativos de Portugal, alteração de nome que reflete a mudança do contexto desde a criação do grupo há 25 anos atrás, conforme a nota divulgada:

“Existia dinheiro, otimismo e era mais fácil chegar às pessoas. Foi nessas condições que, em 1998, se criou o Clube dos Criativos de Portugal. Vinte e cinco anos depois, com orçamentos minguados, media fragmentada, um consumidor que escolhe o que quer ver e o pessimismo a dominar o mundo, o CCP continua aqui, para honrar o espírito com que foi criado: o de valorizar a criatividade portuguesa na publicidade e no design e os profissionais que nela trabalham“.

A entidade gráfica do 25º Festival CCP 2023 e da 10ª Semana Criativa de Lisboa é uma criação de Diogo Potes, designer e diretor criativo do STUDIO Potes, que explica que “a ideia foi fazer uma imagem colorida e divertida, tal como todos os trabalhos a concurso. No tema propriamente dito, simples, como uma rede de amigos que se ligam”.

As inscrições decorrem até 26 de abril (com desconto até 23 de março) e o prazo para a entrega de peças físicas é até 12 de maio. A votação decorre entre 28 de abril e 11 de maio (online) e a 17, 18 e 19 de maio em formato presencial. A Gala de Entrega de Prémios está marcada para o dia 26 de maio.

A edição passada contou com 946 trabalhos a concurso, 394 dos quais chegaram a shortlist, onde Stream and Tough Guy, Uzina/Samsung e Betclic foram os grandes vencedores.

Em novembro 2022 a CCP divulgou também os melhores 29 profissionais da indústria criativa.

Criado em 1998, o Clube da Criatividade de Portugal é uma organização sem fins que realiza anualmente o “mais prestigiado festival de criatividade em Portugal”, tendo nascido com o intuito de “premiar o melhor que se faz em criatividade comercial em Portugal, ou seja, em publicidade, design, digital, experiências de marca, craft, meios, inovação e integração”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.