Negócios +M

Pinterest aumenta aposta na relação com anunciantes

Rafael Ascensão,

A rede social, que conta com 450 milhões de utilizadores, estabeleceu um acordo com a Dentsu para oferecer às marcas forma de aumentar o seu desempenho na plataforma.

A rede social Pinterest está a apostar na conquista de anunciantes. A aposta na diferenciação é o argumento utilizado, funcionando a rede como uma espécie de quadro de inspirações, onde os utilizadores partilham imagens dos seus gostos pessoais.

Os gastos nesta rede social não se comparam aos que são feitos nas outras redes de maior dimensão, mas o Pinterest parece estar a viver um novo ciclo, com um crescimento de 11,9% no último ano, para 2,6 mil milhões de dólares (2,45 mil milhões de euros), avança a Digiday.

Avi Ben-Zvi, vice-presidente de redes sociais da Tinuiti, agência de meios independente, revelou que entre 40% a 60% dos seus clientes já estão nesta rede, prossegue o título.

Há cerca de duas semanas a Pinterest começou a testar o “Premiere Spotlight“, uma nova modalidade de anúncio que coloca a promoção de uma marca num local destacado na parte superior da página de pesquisa. A opção confere assim aos anunciantes uma posição privilegiada durante 24 horas, com promoções de vídeo ativadas em streaming. O utilizador, ao tocar no anúncio, é conduzido ao site da marca, que abre dentro do Pinterest, permitindo aos anunciantes gerar desta forma uma resposta direta à promoção.

Recentemente, a rede social celebrou também um acordo com a Dentsu, de modo a “oferecer às marcas uma iniciativa exclusiva desenhada para aumentar o seu desempenho na plataforma de inspiração visual, para proporcionar crescimento nos seus negócios e, ao mesmo tempo, fornecer às equipas dos clientes treino especializado para se tornarem especialistas certificados no Pinterest”, revelou a Dentsu em comunicado, adiantando o nome do programa – “Nexus”.

O Pinterest tem uma proposta incrivelmente única para marcas, desde a intenção comercial dos nossos utilizadores até à precisão das nossas previsões de tendências e ao ambiente positivo que estamos a construir deliberadamente – o qual sabemos que incentiva ao comportamento de compra“, afirmou Carli Gooch, head of agency do Pinterest no Reino Unido, citada no comunicado.

Como os orçamentos de marketing em geral estão a ser reduzidos, é mais importante do que nunca que as marcas ofereçam campanhas que tenham um impacto genuíno e que, em última instância, impulsionem as vendas. Estamos muito satisfeitos em tornarmo-nos parceiros da Dentsu para ajudar os clientes a inspirar e a envolver o seu público no Pinterest”, afirmou ainda.

O recente crescimento do Pinterest e a sua nova aproximação com os anunciantes pode estar relacionada com a “positividade” da plataforma em relação ao panorama das restantes redes sociais, avançam à Digiday.

O funcionamento ligeiramente diferente desta rede social, baseando-se mais numa filosofia de descoberta de coisas novas e não tanto de interação social, é no entanto apontado como uma dificuldade para o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Outro problema prende-se com o facto de os utilizadores muitas vezes verem imagens de produtos dos quais gostam, mas que depois não sabem de onde são ou onde os adquirir, prossegue o responsável da agência Tinuit.

De acordo com o último relatório do Pinterest, relativo ao último trimestre de 2022, esta rede social contava com 450 milhões de utilizadores ativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.