Ideias +M

Bolsa do Centro Europeu de Jornalismo quer ligar aspirantes a jornalistas às principais redações

Rafael Ascensão,

Os participantes selecionados recebem um montante mínimo de 2.500 euros. A quantia exata é definida pela organização de acolhimento.

Já estão abertas as candidaturas ao programa GNI Student Fellowship, iniciativa conjunta do Centro Europeu de Jornalismo e da Google News Initiative, que pretende “ligar os aspirantes a jornalistas às principais redações”.

Os estudantes e recém-graduados são assim desafiados a candidatarem-se e mostrarem o seu talento em organizações de notícias de toda a Europa durante oito semanas no verão (entre junho e setembro, em datas a definir). Estão disponíveis 20 vagas, distribuídos por nove países: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia e Reino Unido.

Os participantes selecionados recebem um montante mínimo de 2.500 euros, embora a quantia exata seja definida pela organização de notícias de acolhimento.

“O acesso à experiência no mundo real nas redações é uma das maiores barreiras enfrentadas pelos recém-formados no competitivo mundo do jornalismo. Ao mesmo tempo, o Reuters Institute revelou que os editores de notícias na Europa perceberam que, para fazerem a cobertura mediática, com sucesso, nos seus países, os jornalistas, editores e os decisores nas redações precisam de refletir a sociedade”, refere-se em nota de imprensa, salientando-se a importância da iniciativa.

O objetivo da mesma passa por “ajudar a próxima geração de profissionais da comunicação na Europa e impulsionar a inovação dentro da indústria de notícias“. “Esta é uma oportunidade única que te pode ajudar a iniciar uma carreira no meio noticioso”, diz a organização.

Nos últimos cinco anos, o Centro Europeu de Jornalismo colocou mais de 140 alunos nas redações de mais de 14 países. A bolsa promovida em conjunto com a Google News Initiative – “uma das maiores bolsas de jornalismo para jornalistas em início de carreira na Europa” – permitiu que 35% dos bolsistas recebessem uma oferta de emprego nas organizações de acolhimento ou da sua rede.

O sucesso da bolsa, segundo Martin Stabe, editor de dados do Financial Times, está relacionado com a atração de candidatos de diferentes disciplinas, o que permite aos editores encontrar pessoas com perspetivas e competências “únicas”.

“A bolsa é o único estágio com admissão competitiva e amplamente reconhecido na interceção de jornalismo e tecnologia e, portanto, é inestimável na identificação de novos talentos, especialmente porque atrai imensos candidatos de disciplinas académicas para além do jornalismo”, afirma Martin Stabe, citado pelo Google Portugal Blog.

As candidaturas podem ser submetidas até às 23h59 do dia 21 de abril, através do site da GNI Student Fellowship 2023. Os resultados são comunicados, no máximo, até ao final de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.