Ideias +M

Liga Portuguesa Contra o Cancro com identidade renovada

Rafael Ascensão,

A simplificação da antiga identidade visual visa dotar o símbolo de uma maior visibilidade e uma melhor legibilidade em todo o tipo de suportes, sobretudo nas plataformas digitais móveis.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro conta com uma nova identidade visual, apostando na simplificação e modernização da antiga marca. A nova identidade foi delineada “respeitando a herança histórica e o capital de memória da marca anterior, ganhando assim maior eficácia e mais visibilidade nos vários suportes de comunicação”. A agência Happy Brands foi a responsável pelo rebranding.

Os elementos característicos do visual anterior – o caranguejo (símbolo do cancro) e a espada que o trespassa (símbolo da luta travada pela medicina para encontrar cura para esta doença) – foram preservados e dotados de maior protagonismo. O formato quadrangular também se mantém, fazendo sobressair mais o brilho da cor vermelha. O lettering, mais moderno e legível, é de cor cinzenta, explica a agência.

Esta simplificação da antiga identidade visual visa dotar o símbolo de uma maior visibilidade e uma melhor legibilidade em todo o tipo de suportes, sobretudo nas plataformas digitais móveis.

Assumimos desde logo e em regime pro-bono a responsabilidade de fazer o rebranding de uma marca quase centenária que traz com ela uma carga emocional enorme, modernizando-a, tornando-a universal, relevando a missão e os valores desta prestigiada instituição”, explica Tiago Charrua, CEO da Happy Brands, citado em comunicado. “A consciência que a identidade visual de uma instituição é um dos seus maiores ativos e, neste caso, de uma instituição quase centenária e transversal a milhões de portugueses, exigiu-nos ainda mais responsabilidade”, acrescenta.

“Estamos felizes por termos superado este desafio. A Liga valorizou muito este propósito de simplificar, para melhorar a eficácia da comunicação da instituição, sem esquecer a sua história. O resultado é muito gratificante”, disse ainda Tiago Charrua.

Para a elaboração deste projeto foram contemplados diversos aspetos como a recriação do símbolo, um estudo de novo lettering, material estacionário, pictogramas de sinalética, aplicação da marca nos habituais suportes digitais, fardas, viaturas, merchandising, entre outros. De modo a regular as múltiplas utilizações da nova identidade da Liga foi também criado um manual de identidade visual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.