Ideias +M

Pepsi apresenta novo logótipo 14 anos depois

Rafael Ascensão,

A mudança, por ocasião dos 125 anos da marca, vai alargar-se a todos os pontos físicos e digitais da marca, incluindo embalagens, equipamentos de refrigeração, frota, moda e restaurantes.

A Pepsi apresentou novas alterações ao seu logótipo, 14 anos depois do último rebranding. A nova imagem vai chegar aos Estados Unidos este outono, por ocasião do 125º aniversário da marca. Globalmente, será em 2024.

O novo logótipo e identidade visual pretende prestar homenagem à herança da marca ao mesmo tempo que pisca o olho ao futuro, revela-se em comunicado. A marca volta assim a colocar o nome “Pepsi” entre a faixa branca, dentro de uma bola – figura representativa da marca desde 1987. Antes disso o logótipo conteve uma carica ou apenas letras. Nos últimos dois logos – ou seja, desde 1998 – o nome da marca encontrava-se fora do esférico.

Foi também feita uma atualização nas cores do logo em uso desde 2008, introduzindo um azul e preto elétrico de forma a conferir contraste e vibração. A cor preta visa realçar o compromisso com a Pepsi sem açúcar, que desempenha um papel cada vez mais importante na marca.

Esta mudança vai-se estender a todos os pontos físicos e digitais da marca, incluindo embalagens, equipamentos de refrigeração, frota, moda e restaurantes.

Na PepsiCo nós desenhamos as nossas marcas de modo a contarem uma história interessante e holística. A Pepsi é um exemplo brilhante de uma marca que se tem reinventado consistentemente ao longo de 125 anos de modo a manter-se como parte da cultura pop e da vida das pessoas“, diz Mauro Porcini, vice-presidente sénior e diretor de design da PepsiCo, acrescentando que a nova identidade foi desenhada de modo a conectar as futuras gerações com a herança da marca, “casando a distinção da nossa história com elementos contemporâneos, de modo a assinalar a nossa ousada visão do que está por vir“.

Nesta que é uma “nova era para a Pepsi”, segundo o diretor de marketing, Todd Kaplan, este novo aspeto vai permitir uma maior e mais ousada distinção da marca e vai ajudar as pessoas a encontrar novas formas de aproveitar as coisas que gostam.

A Pepsi refere que o novo design introduz movimento e animação no seu sistema visual, o que permite uma maior flexibilidade para a marca se “mexer” entre os espaços físicos e digitais, desde as prateleiras até ao metaverso. Permite ainda uma colaboração mais criativa com os parceiros e distribuidores e envolver os fãs de uma maneira mais “versátil”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.