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Continente eliminou toneladas de sal e açúcar dos seus produtos em três anos

Rafael Ascensão,

Para além da redução de sal, gorduras e açúcar, a marca encontra-se a trabalhar na redução de outros ingredientes que podem ter impacto negativo na saúde, como os intensificadores de sabor.

Os planos de otimização nutricional que o Continente desenvolveu em mais de 538 produtos de marca própria permitiram a redução de 860 toneladas de açúcar e de 120 toneladas de sal, em três anos. Com esta ação, a insígnia eliminou ainda o óleo de palma em 92 produtos.

Estes resultados são apresentados no âmbito do Dia Mundial da Saúde, assinalado no dia 7 de abril.

Os iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away são outros produtos destacadas em comunicado de imprensa que sofreram reduções mais significativas, ainda que graduais, “para que o consumidor não sentisse uma grande diferença no sabor”.

Para além da redução de sal, gorduras e açúcar, a marca identificou ainda outros ingredientes que podem ter impacto negativo na saúde dos clientes, como os intensificadores de sabor (como o glutamato monossódico, gorduras hidrogenadas, entre vários aditivos), pelo que “está a trabalhar na sua minimização ou mesmo eliminação sempre que possível“, explica-se em nota de imprensa.

“Paralelamente, o Continente continua a apostar na literacia nutricional dos consumidores através do Semáforo Nutricional na frente das embalagens, que mostra informação simplificada sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo apresenta a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo –moderada e vermelho – elevada). Uma dica essencial para escolhas equilibradas é optar mais vezes por alimentos com mais verdes ou amarelos e menos com ‘sinais vermelhos'”, refere-se na mesma informação.

Tânia Lucas, diretora de marcas próprias do Continente explica que esta aposta numa alimentação saudável “não termina nestas medidas”, afirmando que a marca Continente Equilíbrio “continua a crescer e passou recentemente a incluir produtos específicos de alimentação infantil – iogurtes, sumos, cereais -, que podem facilitar os lanches das crianças. Já a marca Continente do Bebé tem opções de alimentação mais saudável para os primeiros 1.000 dias desde o nascimento”, acrescentando que “estamos atentos às necessidades de todos os consumidores e novidades continuarão a surgir”.

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