ACIF quer novo regime com regras claras para a Zona Franca da Madeira

  • Lusa
  • 10 Abril 2023

Associação Comercial e Industrial do Funchal quer um novo regime para a Zona Franca da Madeira com regras "claras" para os investidores.

O presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Jorge Veiga França, defendeu esta segunda-feira a necessidade de haver um novo regime para a Zona Franca da Madeira com regras “claras” para os investidores.

Até ao final deste ano tem de haver soluções para se saber de que forma deverá evoluir essa Zona Franca. Não gostaríamos de o chamar, como o Governo diz, de regime 5, mas sim o novo regime da Zona Franca”, frisou Jorge Veiga França à margem de uma reunião da assembleia-geral da associação.

“Que se enquadre melhor e em que sejam claras as regras e que nós saibamos todos com que linhas contamos e que caminho seguir, inclusive para explicar aos investidores e ao investimento direto estrangeiro que tanto necessitamos”, acrescentou o presidente da ACIF, em declarações aos jornalistas.

Durante o encontro, os associados aprovaram as contas relativas ao ano passado, tendo Jorge Veiga França destacado o resultado líquido de 260 mil euros. Este valor, superior ao de 2021 em 255 mil euros, resultou sobretudo de um contrato-programa com o Instituto de Administração da Saúde – IASAUDE, que permitiu a testagem massiva à Covid-19, elucidou.

Que se enquadre melhor e em que sejam claras as regras e que nós saibamos todos com que linhas contamos e que caminho seguir, inclusive para explicar aos investidores e ao investimento direto estrangeiro que tanto necessitamos.

Jorge Veiga França

Presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF)

 

Também os resultados do turismo, que bateu recordes, tiveram uma “influência muito grande” nas contas da ACIF, sublinhou Veiga França.

O presidente da associação destacou ainda a criação da Invest-Madeira no ano passado, uma agência que visa promover o investimento internacional e a internacionalização das empresas que já existem. Veiga França não precisou, contudo, o número de empresas interessadas nesse processo de internacionalização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ACIF quer novo regime com regras claras para a Zona Franca da Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião