Ideias +M

Disney nomeia pela primeira vez diretor de marca

Rafael Ascensão,

Este novo cargo é criado numa altura em que a Disney iniciou um processo de despedimento de sete mil trabalhadores e equaciona o futuro da Hulu e da ESPN.

Pela primeira vez na sua história, a Disney nomeou um diretor de marca. Asad Ayaz, presidente de marketing da The Walt Disney Studios (funções que vai manter), é quem vai desempenhar este cargo agora criado pela primeira vez na companhia.

Nas suas novas funções, Asad Ayaz é responsável por “gerir e elevar” a marca da Disney a nível global. Vai ainda desenvolver e executar campanhas de marketing, ativar a marca interna e externamente através de parcerias e providenciar orientação e alinhamento para a estratégia e presença da companhia no digital e nas redes sociais.

Ayaz vai passar a responder diretamente a Robert A. Iger, CEO da Disney.

É em conjunto com o Robert Iger que Ayaz vai também delinear as prioridades dos franchises da Disney e liderar um trabalho de análise ao consumo a nível global.

“Asad é um líder criativo excecional com um profundo entendimento do que a Disney significa para milhões de pessoas em todo o mundo. A sua entrada nestas funções é particularmente digna de nota tendo em conta as comemorações do nosso 100º aniversário, e estou confiante de que a sua estratégica, operacionalidade e criatividade, alinhadas com a sua profunda paixão pela Disney, farão dele um excelente gestor das nossas histórias, personagens, marcas e franquias“, diz Robert A. Iger, citado em nota de imprensa.

Asad Ayaz vai ocupar o cargo de diretor de marca da Disney. Ayaz vai acumular as novas funções com as da sua antiga posição de presidente de marketing da The Walt Disney Studios.

Já o novo diretor de marca da The Walt Disney Company, que se diz maravilhado com o poder que a Disney tem junto das pessoas ao longo de gerações, afirma estar “imensamente grato” pela oportunidade e entusiasmado para trabalhar de forma a assegurar que a Disney irá continuar a criar as “conexões cheias de significado com as audiências ao longo das próximas gerações”.

Este novo cargo é criado numa altura em que a Disney iniciou um processo de despedimento de sete mil trabalhadores e equaciona o futuro da Hulu e da ESPN.

Além das funções já referidas, Ayaz vai supervisionar a campanha do centenário da Disney. Como presidente de marketing da The Walt Disney Studios (cargo que desempenha desde 2018), vai continuar a supervisionar todos os aspetos de marketing relacionados com os filmes e séries da Disney e dos seus estúdios, bem como dos estúdios da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 20th Century, onde se inclui a estratégia, anúncios criativos, media, digital, pesquisa, eventos especiais, promoções, marketing internacional, publicidade e sinergias.

A trabalhar na Disney há 18 anos, Ayaz foi recentemente nomeado para liderar o marketing global do serviço de streaming Disney+.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.