Media

Três cotadas de media captaram 259,4 milhões em publicidade

Carla Borges Ferreira,

Cofina, Impresa e Media Capital obtiveram no último ano cerca de 269 milhões de euros em publicidade. O mercado, contabilizando apenas o montante via agência de meios, situou-se perto dos 530 milhões.

A Cofina, Impresa e Media Capital captaram, somando as receitas dos três grupos, 259,466 milhões de euros em publicidade no último ano. O número está em linha com as receitas de publicidade do ano anterior mas, para a análise, importa não esquecer que no grupo Media Capital as receitas das rádios só foram contabilizadas até maio, mês no qual a operação foi vendida à Bauer Media.

Assim, a Cofina fechou 2022 com receitas de publicidade na ordem dos 28,164 milhões de euros, um crescimento de 5% em relação a 2021, no qual este item se situou nos 26,812 milhões. No grupo liderado por Paulo Fernandes, e apesar da quebra de 8,5 %, as receitas de circulação ainda ultrapassam as de publicidade, tendo-se cifrado no último ano nos 29,579 milhões de euros. A terceira linha de receitas são os produtos de marketing alternativo e outros, que totalizaram 18,194 milhões de euros, um crescimento de 16,1%.

A Impresa, dona da SIC e do Expresso, não discrimina no relatório e contas de 2022 os números de publicidade. Refere no entanto que, em relação ao ano anterior, obteve um crescimento de 0,2%. Fazendo então as contas de 2021, o grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão fechou 2022 com 121,437 milhões de euros em publicidade, uma variação de cerca de 240 mil euros.

A Media Capital, que enviou na última sexta-feira à noite os números do seu exercício de 2021 à CMVM, obteve em publicidade 109,865 milhões de euros. Temos neste caso uma quebra de 2%, mas influenciada pela venda das rádios. Em 2021, o negócio Rádio & Entretenimento representou 16,888 milhões, número que caiu para os 7,510 milhões nos primeiros cinco meses de 2022., período inscrito no relatório. No negócio de televisão, em contrapartida, a publicidade representou 96,974 milhões de euros, um crescimento de 7% na comparação com 2021.

Em conjunto, os três grupos captaram 259,466 milhões de euros, menos cerca de 680 mil euros do que no ano anterior.

O mercado total, excluindo os clientes diretos, representou no último ano cerca de 530 milhões de euros. De acordo com os números aos quais o +M teve acesso, o montante negociado via agência de meios cresceu quase 8,5% em 2022, com a televisão, free to air e pay tv, a representar cerca de 270 milhões de euros.

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