Alemães da Bauer são os novos donos da rádio Comercial

O negócio de venda da Media Capital Rádios, anunciado pela holding proprietária da TVI e da Plural em fevereiro, está concluído. Media Capital tem uma mais-valia de 50 milhões.

O grupo Bauer é, a partir desta terça, o dono da Rádio Comercial, M80, Cidade FM, M80, Smooth FM e Vodafone FM. Foi assim concretizado o negócio de venda da Media Capital Rádios, anunciado pela holding proprietária da TVI e da Plural no dia 3 de fevereiro e aprovado pela ERC e pela Autoridade da Concorrência em março.

“Temos uma enorme admiração e respeito pela qualidade das marcas que adquirimos e acreditamos verdadeiramente no potencial da Media Capital Rádios – agora Bauer Media Audio Portugal – e do mercado português de rádio em geral, hoje e no futuro. A rádio desempenhou um papel vital durante a pandemia e esperamos que continue a ser altamente valorizada pelos ouvintes e anunciantes, pela sua confiança, flexibilidade e eficácia”, diz em comunicado Richard Dawkins, presidente de Audio do Bauer Media Group.

“O Bauer Media Group tem uma vasta experiência neste setor e estamos certos de que irá contribuir para a trajetória de crescimento do grupo, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Media Capital. Acreditamos também que continuarão a produzir conteúdos de excelência para os ouvintes portugueses”, acrescenta, no documento conjunto, Mário Ferreira, presidente do grupo Media Capital. Com esta operação, a Media Capital tem uma mais-valia de 50 milhões de euros “sujeita aos eventuais ajustamentos”, indica o comunicado enviado ao mercado.

Agora estamos ansiosos para conhecer e aprender com os nossos novos colegas, entendendo o mercado e as necessidades dos ouvintes e anunciantes. Damos prioridade ao crescimento do nosso core business, com marcas fortes que oferecem aos ouvintes entretenimento, informação e companhia de alta qualidade aos ouvintes e soluções confiáveis e de qualidade aos parceiros comerciais”, prossegue Richard Dawkins.

A venda das rádios ascendeu a 69,6 milhões de euros, valor comunicado à CMVM em fevereiro. “Este foi um negócio muito oportuno que nos deixará todos mais fortes. A Media Capital Radios (MCR) é uma área de negócios sólida, com resultados consolidados e liderança indiscutível. A venda da MCR está alinhada com a estratégia do Grupo de acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital, e também consolidar a trajetória de recuperação no segmento de televisão”, continua Mário Ferreira.

Salvador Bourbon Ribeiro, CEO do até agora braço radiofónico da Media Capital, vai manter-se como responsável das rádios, que de acordo com a última vaga do Bareme Rádio – estudo que mede as audiências do meio – registam uma audiência acumulada de véspera de 30,6%. A Rádio Comercial, estação líder no país, bateu de acordo com os últimos números o recorde de audiência, ao aproximar-se dos 21%.

Apesar de concluída a venda das rádios, Mário Ferreira acrescenta que os dois grupos vão manter uma “estreita colaboração”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemães da Bauer são os novos donos da rádio Comercial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião