Unilever recompensa consumidores por verem anúncios relacionados com sustentabilidade
Depois de ver o anúncio, o consumidor é recompensado, podendo converter essa recompensa num cupão ou numa contribuição para uma causa relacionada com o propósito da marca publicitada.
A Unilever está a desenvolver um programa piloto que recompensa as pessoas por assistirem a anúncios que promovam comportamentos sustentáveis. Segundo o grupo, a decisão permite tanto ajudar a construir o posicionamento da marca como a mudar comportamentos.
O projeto, ainda numa fase piloto, está a ser desenvolvido com marcas como a Hellmann’s, Magnum ou Comfort. A publicidade aparece, tal como as outras, em plataformas como o Facebook, Instagram ou YouTube, com uma ligeira diferença: depois de ver o anúncio, o consumidor é recompensado, podendo converter essa recompensa num cupão ou numa contribuição para uma causa relacionada com o propósito da marca publicitada, explica a The Drum.
Por exemplo, depois de ver um anúncio da Hellmann’s, o consumidor pode doar a sua recompensa a um projeto de combate ao desperdício alimentar.
“Nós usamos vídeos curtos para contar histórias de sustentabilidade das nossas marcas, e depois recompensamos os consumidores por interagirem com elas“, refere Conny Braams, diretora do departamento digital e comercial da Unilever, citada pela The Drum, acrescentando que os testes efetuados revelam que esta ação ajuda a construir a imagem das marcas bem como a mudar comportamentos.
Segundo a publicação britânica, a Unilever disse ter registado aumentos significativos nos resultados de notoriedade das marcas em duas métricas – significado e diferença – bem como um incremento positivo na forma como os consumidores estão a encarar o propósito das marcas anunciantes.
Também as intenções de ação aumentaram, segundo a Unilever, com as pessoas que viram os anúncios a sentirem-se mais inspiradas a terem comportamentos mais sustentáveis – como fazer refeições através do aproveitamento de sobras, a lavar a roupa em ciclos mais frios e curtos, a reutilizar recipientes de plástico ou a arranjar e reaproveitar peças de vestuário – encontrando-se o grupo a “encorajar” outras marcas a juntarem-se a este programa piloto.
Segundo a The Drum, a Unilever está também a aumentar o seu investimento em marketing de influência relacionado com sustentabilidade, tendo Conny Braams dito que o grupo está a “acelerar bastante rapidamente” este investimento, principalmente com marcas relacionadas com os setores da beleza, bem-estar e nutrição.
“O que nós queremos realmente fazer é elevar o papel do marketing de influencers dentro do mix de marketing, e assegurar que esses influenciadores têm a educação certa e que nós lhes damos munições suficientes para conduzir a uma verdadeira mudança de comportamento sustentáveis numa escala maior”, afirmou ainda Conny Braams à The Drum.
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