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Linda Yaccarino substitui Musk como CEO do Twitter

Rafael Ascensão,

Através da sua rede social, Musk anunciou que já tinha contratado uma pessoa para CEO do Twitter e que "ela" vai começar dentro de seis semanas. "Ela" é Linda Yaccarino.

Parece que Elon Musk já encontrou alguém “tolo” o suficiente para assumir a sua posição de CEO. Depois de o próprio dono do Twitter ter anunciado que já havia selado a contratação e que “ela” iria começar dentro de seis semanas, Musk anunciou a entrada de Linda Yaccarino, ex-líder do departamento de publicidade e parcerias da NBCUniversal, como nova CEO da rede social.

Em dezembro, Musk lançou uma sondagem a perguntar se devia abandonar o cargo de CEO do Twitter. O resultado de mais de 17,5 milhões de respostas mostrou que a maioria (57,5%) realmente desejava que Musk fosse substituído no cargo. Na altura, Elon Musk disse que se demitiria do cargo assim que encontra-se alguém “tolo” o suficiente para aceitar a posição.

Vou demitir-me do cargo de CEO assim que encontrar alguém suficientemente tolo para ocupar o cargo! Depois disso, só vou gerir as equipas de software e de servidores”, disse na madrugada de 21 de dezembro de 2022.

Agora parece que essa pessoa já foi encontrada. Também através da sua rede social, Musk anunciou na manhã desta sexta-feira que estava “entusiasmado” por anunciar que já tinha contratado uma pessoa para CEO do Twitter e que “ela” iria começar dentro de seis semanas. O também dono da Tesla acrescentou que a sua posição iria transitar para presidente executivo e CTO – diretor de tecnologia (Chief Technology Officer).

Os rumores que já circulavam sobre a possibilidade da nova CEO ser Linda Yaccarino ganharam força após o anúncio da sua saída por parte da NBCUniversal, revelada pelo The Wall Street Journal. Depois de vários meios de comunicação tentarem, sem sucesso, obter uma resposta por parte dos dois intervenientes, os rumores acabaram por ser mesmo confirmados por Musk.

A nova CEO do Twitter formou-se na Universidade Estadual da Pensilvânia e esteve no grupo NBCUniversal durante 11 anos, tendo saído esta sexta-feira. Deixou o cargo de presidente do departamento de publicidade e parcerias, segundo o seu LinkeIn. Previamente, dentro do grupo, desempenhou outras funções relacionadas com publicidade.

Antes disso trabalhou na Turner Entertainmet durante praticamente 20 anos (entre 1992 e 2011), tendo saído como vice-presidente executiva/diretora de operações de vendas, marketing e aquisições de publicidade da empresa.

Na NBC, Yaccarino ajudou a desenvolver as opções de streaming do grupo e gerou mais de 100 mil milhões de dólares (cerca de 92 mil milhões de euros) em vendas de publicidade, refere o NYT, acrescentando também que esteve envolvida em negócios importantes como o Super Bowl ou os Jogos Olímpicos, e que é uma presença assídua em eventos de publicidade como o festival Cannes Lions.

Ainda segundo o jornal norte-americano, Yaccarino, depois de uma longa carreira na NBCUniversal, tem “relações pessoais com a maioria dos diretores das empresas de publicidade, pessoas-chave para o Twitter”, tendo em conta a quebra verificada nas receitas publicitárias da plataforma.

Segundo estimativas da Insider Intelligence, em 2023, a receita publicitária do Twitter vai resvalar para 2,98 mil milhões de dólares (cerca de 2,71 mil milhões de euros), uma queda de 27,9% em comparação com o período homólogo, em que foi registada uma receita de 4,14 mil milhões de dólares (cerca de 3,77 mil milhões de euros).

De acordo com a Forbes, Elon Musk já defendeu que as receitas provenientes de subscrições eram a única forma de tornar o Twitter financeiramente sustentável.

Musk comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares em outubro de 2022. Desde então as mudanças na plataforma têm sido várias, algumas polémicas, como a de ter relançado o Twitter Blue, um serviço premium, e ter consequentemente retirado o selo azul de verificação àqueles que se recusaram a pagar esta subscrição.

Recentemente, Jack Dorsey, cofundador da rede social criticou duramente a liderança de Musk. Em março, Elon Musk estimou o valor atual do Twitter em 20 mil milhões de dólares, menos de metade do quando o comprou há cinco meses.

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