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Marcas da Unilever patrocinam Mundial feminino de futebol

Rafael Ascensão,

A parceria assinala a primeira colaboração entre a FIFA e uma marca de cuidados pessoais no futebol feminino, masculino e virtual.

Depois de a FIFA ter recuado quanto à decisão de ter a Visit Saudi (entidade de turismo da Arábia Saudita) como um dos grandes patrocinadores oficiais do Mundial feminino de futebol 2023, foi revelado que algumas marcas de cuidados pessoais do grupo Unilever serão as patrocinadoras oficiais.

A Rexona, Dove, Lifebuoy e Lux serão assim as marcas patrocinadoras oficiais do Mundial feminino de futebol 2023, que decorre entre 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, revelou a Unilever em comunicado, acrescentando que, em colaboração com a FIFA, serão desenvolvidas algumas iniciativas com o intuito de “acelerar o crescimento global do futebol feminino“.

“Ao trabalhar com o Campeonato Mundial Feminino 2023, as nossas marcas vão conectar-se com uma audiência enorme e muito envolvida. Isto é uma grande oportunidade para que possam envolver-se com a crescente audiência de fãs de futebol feminino, demonstrar relevância e construir poder de marca, ao mesmo tempo que promovem igualdade de género no desporto e apoiam futuras gerações de atletas femininas“, considera Fabian Garcia, presidente de cuidados pessoais da Unilever, citado em comunicado.

Por seu lado, Fatma Samoura, secretária geral da FIFA, adianta que a Unilever “tem algumas das maiores e mais impactantes marcas mundiais, e nós estamos bastante contentes por eles se juntarem a nós na nossa jornada até à Austrália e Nova Zelêndia”. Samoura acrescenta que 2023 vai ser um momento “importante para o futebol feminino” e que a Unilever “é o patrocinador ideal para nos ajudar a fazer crescer o desporto globalmente – este ano e para além disso“.

O acordo em questão, no entanto, é mais abrangente. Vigorando até 2027, engloba também o Mundial Mundial masculino 2026 e as finais do FIFAe. A parceria assinala a primeira colaboração entre a FIFA e uma marca de cuidados pessoais no futebol feminino, masculino e virtual.

No âmbito do acordo, as duas partes vão unir esforços em torno do programa de desenvolvimento do futebol feminino da FIFA, lançado em 2020 e que visa dar oportunidades às mulheres e raparigas e apoiar o crescimento do futebol feminino em todo o mundo. A Unilever será responsável por fornecer fundos, recursos humanos e apoio aos programas de desenvolvimento personalizados.

Esta colaboração assenta em projetos já existentes da Unilever que têm como objetivo ter um impacto positivo na sociedade. O grupo vai oferecer diretamente um total de 80 mil kits com produtos de cuidado pessoal, ao longo de vários eventos da FIFA nos próximos anos.

Em março, a FIFA – através do seu presidente Gianni Infantino – garantiu que a competição não ia ter a Visit Saudi como um dos grandes patrocinadores oficiais do Mundial feminino de futebol 2023.

Houve conversações com a Visit Saudi mas, no final, isso não conduziu à celebração de um contrato. Foi uma tempestade num copo de água“, afirmou Gianni Infantino, na altura.

Em causa estavam diversas críticas apontadas por federações de futebol, jogadoras e adeptos, face aos rumores que circulavam quanto à eventualidade de a marca saudita patrocinar a maior competição de futebol feminino, apontando-se o desrespeito pelos direitos das mulheres e as falhas na igualdade de género que caracterizam o país.

O Campeonato do Mundo de Futebol Feminino é o maior evento individual de desporto feminino do mundo, estando previsto alcançar cerca de dois mil milhões de pessoas. A FIFA pretende atingir a marca de 1,5 milhões de adeptos ao longo dos 64 jogos da prova, proporcionando “várias oportunidade para inspirar mais mulheres e raparigas a envolverem-se no desporto”.

A seleção feminina de futebol portuguesa vai participar pela primeira vez na competição, depois de ter garantido o apuramento ao vencer os Camarões por 2-1.

Na fase final a equipa portuguesa junta-se ao grupo E, onde vai defrontar as seleções dos Países Baixos (23 de julho), do Vietname (27 de julho) e dos Estados Unidos (1 de agosto), esta última a campeã em título da competição.

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