Ideias +M

Maiores de 65 passam a poder ir ao cinema por 2 euros em Espanha

Rafael Ascensão,

Enquanto quase metade (49,3%) dos jovens entre os 20 e 24 anos foram ao cinema pelo menos uma vez entre 2021 e 2022, apenas 6% da população mais velha o fez.

Em Espanha, as cerca de 9,5 milhões de pessoas com mais de 65 anos vão poder ir ao cinema por apenas dois euros, uma vez por semana. A medida foi aprovada esta terça-feira pelo Conselho de Ministros espanhol, com o objetivo de “recuperar os hábitos culturais perdidos com a pandemia”.

Visando ajudar o setor a recuperar a afluência que caiu 60%, face aos valores pré-pandemia, refere o Expansión, este programa conta com um orçamento estimado de cerca de dez milhões de euros, de modo a permitir aos mais velhos assistir a sessões de cinema pelo preço reduzido de dois euros, uma vez por semana.

O plano foi proposto Miquel Iceta, ministro da Cultura e Desporto e será realizado em colaboração com o setor audiovisual e as salas de cinema que desejarem aderir, informou o governo em comunicado, segundo a RTVC.

O canal refere ainda que há diferenças “notáveis” no número de idas à sala de cinema, dependendo das faixas etárias, na medida em que 49,3% dos jovens entre os 20 e 24 anos foram ao cinema pelo menos uma vez entre 2021 e 2022, percentagem que cai para 6% entre a população mais velha.

Segundo o jornal espanhol Atlântico, o Governo considera a vida cultural como “garantia de uma maturidade sã, plena e feliz”, pelo que o cinema deve fazer parte do envelhecimento. “A cultura e o cinema como parte dela é garantia de uma vida melhor”, cita o meio de comunicação.

Temos que fazer da cultura uma política de Estado, de todas as comunidades e de todos os municípios e, claro, do Governo da Espanha“, já havia dito Sánchez, num comício, citado pelo El Diário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.