Marketing

Modelo Continente, Fuel e Arena lideram investimento em abril

Carla Borges Ferreira,

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano surge como maior anunciante a Altice Portugal. Nas agências de meios a liderança é da OMD e nas agências criativas da Fuel. 

O Modelo Continente recuperou em abril a posição de maior anunciante do país, estatuto nos últimos dois meses ocupada pela Altice e pela Nos.

Com um investimento a preços de tabela de 44,5 milhões de euros, o modelo Continente investiu cerca de 42,6 milhões em televisão, um milhão em internet, 444 mil euros em outdoor, 315 mil euros em rádio e 78 mil euros em imprensa. Este valor, recorde-se, é sem a aplicação dos descontos negociados com os meios/agências.

Na segunda posição surge, com 43,3 milhões, o Ediclube, aproximando-se da posição que ocupou em janeiro, quando liderou o ranking de anunciantes. Com exceção de 74 mil euros canalizados para imprensa, todo o investimento da empresa de televendas é em televisão, sendo o maior anunciante deste meio.

A L’oreal Portugal, com 33,7 milhões de euros, fecha os lugares do pódio. Também neste caso o investimento é sobretudo em televisão, com 280 mil euros em outdoor e 24 mil em imprensa a representarem a exceção.

Unilever Fima, McDonald’s Portugal, Altice, Lidl, Nos, Pingo Doce e Viva Melhor Sempre são os restantes anunciantes que integram o top 10 em abril, este último já abaixo dos 30 milhões de euros a preços de tabela.

Por meios, para além do Ediclube que, como já vimos, é o maior anunciante em televisão, surge o Wizink Bank com o maior investimento em internet (2,8 milhões), a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas em outdoor e a Cofina – dona do Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Sábado, entre outros – é o maior anunciante em impresa. Em rádio, o maior investidor é a Nutribalance e em cinema a Nos Comunicações.

Na liderança do ranking das agências de meios surge em abril a Arena, com um investimento a preços de tabela de 134,4 milhões de euros. A OMD está agora na segunda posição, com 130,4 milhões, e a Carat mantém a terceira posição, com 129,1 milhões.

Initiative, Wavemaker, Zenith, Havas Media, Mindshare, Medicom e PHD são as restantes agências nos lugares cimeiros.

Nas agências de publicidade, a dianteira é em abril da Fuel. Segue-se, do mesmo grupo, a Havas Worldwide e, na terceira posição, a Publicis. VMLY&R e BBDO encerram o top 5. Dentsu Creative, Santa Fé Orange, O Escritório, TBWA Lisboa e McCann Erickson Portugal ocupam as restantes cinco posições.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano surge como maior anunciante a Altice Portugal. Nas agências de meios a liderança é da OMD e nas agências criativas da Fuel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.