Luís Franco-Bastos, Nuno Lopes e Filipa Gomes são as figuras que melhor casam notoriedade com empatia para os portugueses
Entre 150 figuras públicas, Luís Franco-Bastos, Nuno Lopes e Filipa Gomes são os que têm a melhor relação entre os indicadores “empatia” e “notoriedade”.
Luís Franco-Bastos (humorista), Nuno Lopes (ator) e Filipa Gomes (apresentadora de programas de culinária) são as três figuras públicas portuguesas que apresentam melhor rácio entre os níveis de empatia e de notoriedade para o público português.
Esta é uma conclusão da mais recente edição de “Figuras Públicas e Digital Influencers”, um estudo produzido todos os anos pela Marktest, que avalia quais as três personalidades públicas em Portugal cuja relação entre os indicadores “empatia” e “notoriedade” é a mais positiva entre 150 figuras públicas. O estudo contou com uma amostra de 1200 entrevistas.
Luís Franco-Bastos, Nuno Lopes e Filipa Gomes não ocupam os primeiros lugares do ranking de figuras públicas portuguesas com maior notoriedade ou com maior empatia, mas situam-se entre as personalidades com valores acima da média em ambos os indicadores, obtendo desse modo a relação mais positiva entre ambos.
Por outro lado, cruzando o grau de notoriedade total e o de empatia suscitado junto dos portugueses, o estudo identificou um grupo de personalidades com um registo de empatia acima da média, em relação a um grau de notoriedade abaixo da média.
Neste campo destacam-se as influenciadoras digitais Vanessa Alfaro, Adriana Silva e Catarina Filipe, que “embora não tenham registos elevados de notoriedade global junto do grande público, estas personalidades têm a capacidade de suscitar uma forte ligação com os seus seguidores“, refere-se em nota de imprensa.
Os objetivos principais deste estudo são os de conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.