Ideias +M

Art Dunk leva peças de arte criadas a partir de bolas de basquetebol ao metro do Cais do Sodré

Rafael Ascensão,

A iniciativa é da Betclic Collective e as receitas revertem na totalidade para a requalificação de um campo público de basquetebol..

Depois de ter desafiado 12 artistas a criar peças de arte a partir de 24 bolas de basquetebol usadas, o projeto Art Dunk leva agora os resultados do desafio até ao metro do Cais do Sodré, numa exposição gratuita e aberta ao público entre 25 e 31 de maio.

A iniciativa tem assinatura da Betclic Collective (incubadora de projetos de economia circular que procura causar impacto social positivo através do desporto) e conta com a curadoria da Underdogs.

Acreditamos que criar impacto positivo através do desporto é muito importante – e fazê-lo através de projetos de economia circular que ligam a cultura e o desporto é o que cada vez mais faz sentido e é por isso que a Betclic Collective existe”, diz, citado em comunicado, Pureza Sousa, country manager da Betclic em Portugal.

Com esta iniciativa “apostamos num projeto que tem em conta a sustentabilidade ambiental, a recuperação de um espaço público e o apoio à criação artística. Queremos aproximar as pessoas do basquetebol através da arte e também oferecer condições para a prática da modalidade a novos talentos. O basquetebol começa nas ruas, entre amigos, assim como a arte urbana e este é um projeto que incentiva o acesso gratuito e inclusivo das duas coisas”, acrescenta Pureza Sousa.

Na exposição constam obras de artistas como Fiumani, Kruella D’Enfer, Arashida ou Tamara Alves, cujos trabalhos transformaram as bolas em raposas, ténis desportivos, complexas instalações multimédia com vídeos integrados ou tabelas coloridas. Estão ainda envolvidos os artistas Confeere, Hélio Bray, João Varela, Maria Imaginário, Mariana A Miserável, Ruído, Tiago Evangelista e Vai Dar Pitanga.

As inspirações variadas reforçam a relação da arte urbana com o basquetebol e simbolizam, neste projeto, o desejo da Betclic em democratizar o acesso ao desporto e à cultura“, refere-se em nota de imprensa.

A exposição, localizada no saguão principal da estação de metro e comboio do Cais do Sodré, fica patente até ao dia 31 de maio, sendo visitável todos os dias entre as 9h e as 19h30.

As peças encontram-se à venda online pelo valor unitário de 750 euros . As receitas geradas com as vendas revertem na totalidade para a requalificação de um campo público de basquetebol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.