Media

Trabalhadores da Lusa desconvocam greves e aprovam proposta de aumento de 83 euros

Lusa,

Os trabalhadores da Lusa fizeram quatro dias de greve em 30 e 31 de março e em 01 e 02 de abril, tendo 'fechado' a linha noticiosa.

Os trabalhadores da Lusa aprovaram terça-feira uma proposta da administração, para aumentos de 83 euros no salário base, tendo desconvocado as greves que estavam previstas para junho e agosto, segundo um comunicado dos sindicatos que os representam.

Os trabalhadores da Lusa, hoje reunidos em plenário, aprovaram a proposta da administração de aumento de 83 euros no salário base“, referiram, destacando que “a proposta foi aprovada por 90 votos a favor, 23 contra e 11 abstenções”.

Assim, “em resultado da aprovação da proposta de aumentos salariais da administração, foram desconvocadas as duas greves marcadas para junho e agosto”, lê-se na mesma nota, enviada a todos os trabalhadores pelo SJ – Sindicato dos Jornalistas, SITE CSRA – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas e SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços.

Os trabalhadores da Lusa tinham decidido, em abril, em plenário, avançar para quatro dias de greve entre 09 e 12 de junho, e outros quatro dias, entre 03 e 06 de agosto, exigindo “aumentos salariais condignos”.

Num comunicado divulgado nessa altura, as estruturas sindicais indicaram que tinha sido decidido “avançar para quatro dias de greve em junho, nos dias 09, 10 (feriado), 11 e 12 de junho, e outros quatro dias em agosto, nos dias 03, 04, 05 e 06, durante a visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, para exigirem aumentos salariais condignos”.

Os sindicatos recordaram, em abril, que “os trabalhadores reivindicam um aumento de apenas 100 euros no salário base, para fazer face a 12 anos sem aumentos, ou seja, menos de 10 euros por cada um dos 12 anos”.

Os trabalhadores da Lusa fizeram quatro dias de greve em 30 e 31 de março e em 01 e 02 de abril, tendo ‘fechado’ a linha noticiosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.