Líder nacional em calçado técnico investe cinco milhões em Lousada

  • Lusa
  • 13 Junho 2023

A MF Safety Shoes, líder em Portugal no calçado técnico, investe cinco milhões de euros em novas instalações em Lousada, com novas tecnologias na área da injeção.

A empresa MF Safety Shoes, sediada em Guimarães e líder em Portugal no calçado técnico, vai investir cinco milhões de euros em novas instalações em Lousada, com novas tecnologias na área da injeção, avançou o administrador Albano Fernandes.

“Acreditamos que Lousada será o futuro de todos os nossos investimentos”, disse esta terça-feira à Lusa o empresário Albano Fernandes, referindo que naquele concelho do distrito do Porto há “melhores condições de pessoas, localização e logísticas de acesso muito mais fáceis“.

Cinco milhões de euros em três anos é o valor apontado para a primeira fase. Segundo o empresário, o investimento em Lousada passa pela aquisição das instalações de uma antiga unidade industrial, em Boim, que serão totalmente remodeladas, onde será criada uma extensão logística da AMF sediada em Guimarães.

São investimentos intensivos na maquinaria. Pretendemos fazer a fábrica modelo dessa tecnologia em Lousada, com formas diferentes de fazer sapatos.

Albano Fernandes

Administrador da empresa MF Safety Shoes

Para as futuras instalações, em fase de projeto, está prevista, também, uma área industrial, com novas tecnologias na área de injeção, precisou, com máquinas específicas em desenvolvimento “que ainda não existem no mercado“, contando com o apoio financeiro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). “São investimentos intensivos na maquinaria. Pretendemos fazer a fábrica modelo dessa tecnologia em Lousada, com formas diferentes de fazer sapatos”, destacou.

Ali será também o espaço onde serão recebidos clientes, formados os colaboradores e localizada a loja modelo da marca comercial da empresa, na área de equipamentos de proteção individual.

O empresário admitiu que o futuro do grupo passará por apostar mais em Lousada, deixando de investir em Guimarães e diminuindo o investimento em Vila do Conde, cuja unidade está a ficar no “limite da capacidade de captar pessoas”. Essa dificuldade, observou Albano Fernandes, não se encontra em Lousada, onde há muitos jovens, “num concelho muito industrial, com perfil de têxtil e calçado”, abrindo “boas perspetivas” para a contratação e posterior formação”.

Numa primeira fase nas instalações em Lousada, contratar-se-ão entre 25 e 30 pessoas, mas esse número deverá aumentar, acompanhando a dinâmica de crescimento do grupo e a evolução do mercado. Em Vila do Conde, recordou, o número de colaboradores passou de 22 para 140, em oito anos.

A AMF exporta atualmente 85% da sua produção de equipamentos de proteção individual, maioritariamente para a Europa, nomeadamente Alemanha, Escandinávia, Suíça e Países Baixos. O processo de expansão atual de mercados passa pelos Estados Unidos da América e Canadá.

O volume de negócios em 2022 foi de 18 milhões de euros e, no conjunto do grupo, foi de 29 milhões. O empresário calcula que, este ano, serão ultrapassados os 35 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder nacional em calçado técnico investe cinco milhões em Lousada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião