Media

RTP, SIC e Expresso são as marcas que reúnem maior confiança dos portugueses

Lusa,

"Entre as marcas em que os portugueses menos confiam surge a marca Correio da Manhã (55,7%), não obstante ser marca líder no mercado nacional, diz o Digital News Report 2023.

Em 2023, “o ‘ranking’ da confiança em marcas de notícias continua a ser liderado pelo serviço público de media, sendo que 77,8% dos portugueses dizem confiar na informação veiculada pela marca RTP”, que é seguida, de forma muito próxima, pela SIC (78,2%), Expresso (77,3%) e Jornal de Notícias (JN), com 77,1%. Em quinto lugar surge a Rádio Comercial, com 75,8%, seguida do Público, com 75,4%, e da Rádio Renascença, com 73,5%.

Em oitavo lugar, e pela primeira vez, surge a única agência de notícias portuguesa Lusa. Seguem-se a TSF (72,6%), a TVI (72,0%) e a RDP Antena 1 (71,3%), com o Observador a registar 69,9%. “Entre as marcas em que os portugueses menos confiam surge a marca Correio da Manhã (55,7%), não obstante ser marca líder no mercado nacional, em formato impresso ou digital“, refere o Digital News Report 2023.

O conjunto dos media locais ou regionais regista 65,5% e o ‘site’ Notícias ao Minuto 69,6%.

Além disso, “Portugal destaca-se no conjunto dos 46 países estudados pelo Digital News Report 2023 como o 5.º país onde os respondentes atribuem mais importância pessoal aos serviços de notícias públicos, como os prestados pela RTP – 59,0%”, prossegue o estudo divulgado esta quarta-feira.

Os valores do mercado português “são apenas ultrapassados pelo conjunto de países do Norte da Europa – Finlândia (71%), Dinamarca (68%), Noruega (65%) e Suécia (64%)”.

O relatório aponta que “os valores de reconhecimento da importância da vertente noticiosa do serviço público prestado pela RTP é ainda maior quando questionados sobre o valor desse serviço para a sociedade em geral”, já que dois terços (66%) dos portugueses “afirma que a valência do serviço público de media nacional é relativamente importante ou muito importante”.

O reconhecimento do serviço público de media em termos noticiosos é maior “entre os portugueses mais velhos, com maiores rendimentos e maior escolaridade”.

O estudo português tem como autores Gustavo Cardoso, Miguel Paisana e Ana Pinto Martinho, investigadores do OberCom e do CIES-ISCTE. O tamanho total da amostra é de 93.895 adultos, com cerca de 2.000 por mercado. O trabalho de campo foi realizado no final de janeiro/início de fevereiro deste ano e o inquérito foi realizado ‘online’.

Entre os 46 mercados estão EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Irlanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Checa, Polónia, Croácia e Roménia.

Inclui ainda Bulgária, Grécia, Turquia, Coreia do Sul, Japão, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Taiwan, Tailândia, Singapura, Austrália, Canadá, Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, México, Nigéria, Quénia e África do Sul. O OberCom – Observatório da Comunicação, enquanto parceiro estratégico, colaborou com o RISJ na conceção do questionário para o mercado português, bem como na análise e interpretação dos dados.

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