Municípios defendem colaboração mais estreita entre autarquias e Tribunal de Contas
ANMP reuniu-se com presidente do Tribunal de Contas para garantir transparência e rigor no poder local e avançar com ações de capacitação dos eleitos locais e dos técnicos municipais.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defende uma colaboração mais estreita entre autarquias e Tribunal de Contas para “garantir o máximo de rigor e transparência dos procedimentos, sem colocar em causa a capacidade de investimento dos municípios”.
A presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, e o presidente do Tribunal de Contas, juiz conselheiro José Tavares, reuniram-se esta terça-feira, na sede da associação, em Coimbra, para “analisarem as matérias que fazem parte das atribuições deste tribunal e que relevam para a prática quotidiana dos municípios”. Em análise esteve, avança a ANMP, uma apreciação relativa à fiscalização prévia dos processos.
O objetivo é claro: “Garantir o máximo de rigor e transparência dos procedimentos, sem colocar em causa a capacidade de investimento dos municípios, tendo em conta a oportunidade de desenvolvimento para o país que representam o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e o PT2030″, sublinha a ANMP.
Também participaram, neste encontro, os membros do Conselho Diretivo da ANMP e o diretor-geral do Tribunal de Contas, juiz conselheiro Fernando de Oliveira e Silva.
Em cima da mesas estiveram ainda os planos de gestão de riscos e a recente entrada em vigor do Mecanismo Nacional Anticorrupção. A ANMP pretende desenvolver ações de capacitação dos eleitos locais e dos técnicos municipais no âmbito destes instrumentos fundamentais para a gestão autárquica. O que será feito através da Fundação FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais.
A ANMP adianta ainda que o presidente do Tribunal de Contas manifestou disponibilidade para realizar reuniões temáticas para, depois, a associação clarificar os municípios de modo a haver uma “melhor divulgação da informação necessária às autarquias locais”.
A associação assegura que “continuará a contribuir para a transparência e rigor no poder local, assumindo a responsabilidade de capacitar os municípios, em parceria com todas as instituições públicas relevantes no quadro jurídico da República Portuguesa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Municípios defendem colaboração mais estreita entre autarquias e Tribunal de Contas
{{ noCommentsLabel }}