Negócios +M

Nos foi o maior anunciante do país em junho

Carla Borges Ferreira,

A Nos foi também o maior anunciante no acumulado do semestre. Arena e Havas lideram o ranking das agências de meios e das agências criativas em junho.

A Nos recuperou em junho o estatuto de maior anunciante do país. A preços de tabela – sem os descontos aplicados na negociação com os meios -, a operadora investiu em publicidade 56,8 milhões de euros. Destes, a esmagadora maioria, 56 milhões, foram em televisão. Ao meio cinema – no qual está presente com a Nos Cinemas – a marca alocou 449 mil euros e ao meio rádio 312 mil. Em imprensa, internet e outdoor marcou presença residual, com 22, 18 e 13 mil euros, respetivamente, valores sempre a preços de tabela.

De acordo com o ranking elaborado mensalmente pela MediaMonitor, do grupo Marktest, na segunda posição surge em junho a Unilever Fima, com 51,9 milhões de euros. Mais uma vez, com exceção de 784 mil euros para outdoor, o montante foi canalizado para televisão.

A L’Óreal Portugal ocupa a terceira posição e, tal como os dois maiores anunciantes do mercado, a maioria do investimento (48,5 milhões de euros) foi no meio televisão. No meio outdoor investiu 232 mil euros e em imprensa 7 mil euros.

Pingo Doce (47,9 milhões) e Modelo Continente (41 milhões) encerram o top dos cinco maiores anunciantes do mês.

Nas posições seguintes encontram-se as operadoras Vodafone e Altice, a McDonald’s e a Worten. A ITMI Norte Sul Portugal, a empresa que detém a insígnia Intermarché, fecha o ranking dos 10 maiores anunciantes.

Afunilando a análise por meios, o maior anunciante em televisão é a Nos. No primeiro lugar do top dos maiores anunciantes do meio internet está a EDP (seguida pelo BNP Paribas e Banco Português de Investimento). E em rádio os maiores anunciantes são o Pingo Doce, Nutribalance e grupo Caixa Geral de Depósitos.

Em outdoor, em em mês de Santos Populares, o Super Bock Group, a Coca Cola Portugal e a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas foram os maiores anunciantes. No meio cinema é a própria Nos (Nos Comunicações e Nos Audiovisuais) que ocupa a maior quantidade de espaço publicitário, seguindo-se na terceira posição a The Walt Disney Company.

No acumulado do semestre, os maiores anunciantes são a Nos, o Modelo Continente e o Ediclube. OMD, Arena e Carat lideram o top das agências de meios e a Fuel, O Escritório e a Dentsu Creative surgem nas primeiras posições entre as agências criativas.

Em imprensa, excluindo os próprios grupo de media, o maior anunciante é a Belaudição.

Nas agências de meios, a Arena recupera a primeira posição, com um investimento a preços de tabela de 173,6 milhões de euros. Na segunda posição surge agora a OMD, com 142,5 milhões, e a fechar o pódio a Initiative, com 139,9 milhões. Estes valores, recorde-se, sempre sem os descontos negociados entre agências e meios.

Carat, Wavemaker, Zenith, Mindshare, Mediacom Portugal, Havas Media e Starcom Mediavest Group são as restantes agências que lideram o investimento publicitário.

Nas agências criativas também há alterações, com a Havas a ocupar agora a primeira posição. Publicis e BBDO ocupam igualmente um lugar no pódio no último mês, com a Fuel e O Escritório a preencherem as posições seguintes. No top 10 surgem ainda a VMLY&R, a Dentsu Creative, Wunderman Thompson, a McCann Erickson e a TBWA/Lisboa.

No acumulado do semestre os maiores anunciantes são a Nos, o Modelo Continente e o Ediclube. OMD, Arena e Carat lideram o top das agências de meios e a Fuel, O Escritório e a Dentsu Creative surgem nas primeiras posições entre as agências criativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.