Ideias +M

JMJ: televisões preparam cobertura à escala do evento

Rafael Ascensão,

A cobertura do evento traz a Portugal, entre 1 e 6 de agosto, 4500 jornalistas de mais de 100 países, com equipas próprias ou recorrendo ao serviço de host broadcasting assegurado pela Rtp.

Ultimam-se os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – um dos maiores eventos de sempre realizados em Portugal – que se prevê que traga até Lisboa cerca de 1,5 milhões de pessoas, entre os dias 1 e 6 de agosto. Também as televisões se preparam para fazer a cobertura deste evento de grande dimensão, através de diretos e emissões especiais.

Enquanto a RTP sublinha que tem preparada “a maior operação de sempre na televisão, rádio e digital“, a SIC junta-se com a SIC Notícias para garantir a cobertura “minuto a minuto”, com transmissões em direto e cinco emissões especiais. Já a TVI- em conjunto com a CNN – refere que tem mais de 200 profissionais empenhados no acompanhamento do evento, ao passo que a CMTV fala mesmo numa “mega emissão“, naquela que é a maior operação da sua história.

A cobertura do evento vai trazer a Portugal, entre 1 e 6 de agosto, 4500 jornalistas de mais de 100 países do mundo, com equipas próprias ou recorrendo ao serviço e host broadcasting assegurado pela RTP.

RTP

Uma cobertura informativa “permanente para todos os canais, antenas e plataformas” é o que a RTP tem preparado para a Jornada Mundial da Juventude e a vinda do Papa a Portugal. Entre emissões especiais e reportagens em direto dos locais do evento, a operação envolve “praticamente todos os profissionais da Informação em Lisboa, mas também do Porto, Coimbra e correspondentes no estrangeiro, comentadores e especialistas”, refere o canal em comunicado.

Os jornalistas do canal público de televisão vão “acompanhar todos os passos da Jornada Mundial da Juventude” através de emissões especiais e serviços informativos a partir dos vários palcos da JMJ, acrescenta-se.

Entre estes profissionais, os telespectadores podem contar com os principais apresentadores, como José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Hélder Silva, Carlos Daniel, Alberta Marques Fernandes, Cristina Esteves, Maria Nobre, Carolina Freitas, António Esteves, Alexandre Brito entre outros. Já Fátima Campos Ferreira é a jornalista que vai acompanhar o Papa Francisco no voo Papal.

A RTP diz que tem assim preparada “a maior operação de sempre na televisão, rádio e digital para a Jornada Mundial da Juventude“, com os principais blocos informativos (Telejornal, Jornal da Tarde e Jornal 2) a contarem com emissões em direto a partir do Parque Eduardo VII e Parque Tejo.

A RTP é também a host broadcaster do evento para o mundo inteiro, através da captação, produção e emissão de todos os acontecimentos da JMJ e também o acompanhamento da visita papal para todo o mundo através da rede de satélites e da plataforma digital da EBU (União Europeia de Radiodifusão) em parceria com a RTP, onde está instalada a central técnica da operação, explica a estação em comunicado.

Com este serviço, que inclui todos os eventos a decorrer a nível nacional e os que irão contar com a presença do Papa Francisco, serão mais de 100 horas de emissão a serem asseguradas por 555 profissionais, incluindo 12 realizadores da RTP e 42 produtores. Para isso estão alocadas 172 estruturas operacionais, com destaque para três centrais técnicas, 12 unidades móveis, 103 câmaras de televisão, 10 gruas, sete drones, um avião e um helicóptero.

A operação de host broadcasting decorre, em direto, a partir do Parque Eduardo VII, Base Aérea de Figo Maduro, Palácio de Belém, Centro Cultural de Belém, Nunciatura Apostólica, Mosteiro dos Jerónimos, Universidade Católica Portuguesa, Scholas Occurrentes de Cascais, Jardim Vasco da Gama (Belém), Centro Paroquial da Serafina, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Parque Tejo Trancão e Passeio Marítimo de Algés.

SIC

A SIC aposta também em diretos todos os dias a partir de locais de referência do evento – como o Parque Eduardo VII (dia 1, 3 e 4), ou Parque Tejo (dia 2, 5 e 6) ou a partir de Fátima (dia 5) – a serem transmitidos no Primeiro Jornal.

O canal vai também realizar emissões especiais, desde logo no dia 2 (quarta-feira), durante a manhã, com a chegada do Papa, com a transmissão a ser feita não só na SIC como também na SIC Notícias. Já no dia 3 o canal do grupo Impresa volta a realizar uma emissão especial, desta vez à tarde, tendo em conta a realização da Missa de Acolhimento, que é transmitida entre as 17h e as 20h na SIC e SIC Notícias.

No dia 4 a emissão especial é feita entre as 18h e as 20h, focando-se na visita do Papa e na Via Sacra, e é transmitida no canal generalista e de informação. No sábado e domingo a emissão especial é feita durante a manhã, nos dois canais do grupo Impresa, de forma a acompanhar não só a visita do Papa a Fátima como também a missa celebrada no Parque Tejo.

Enquanto Bento Rodrigues assegura o Primeiro Jornal e Rodrigo Guedes de Carvalho o Jornal da Noite, Conceição Lino fica responsável pelas emissões especiais fora dos jornais. Já Fátima Lopes é a cara do canal no que diz respeito ao entretenimento, marcando presença no terreno e dando a conhecer as histórias dos peregrinos.

Em resposta a perguntas do +M, revela-se ainda que a série “Lúcia, a Guardiã do Segredo”, da OPTO (plataforma de streaming do grupo Impresa), estreia no canal SIC na noite do dia 2 (quarta-feira).

TVI

Na sua cobertura do evento, a TVI conta com seis emissões especiais durante a Jornada Mundial da Juventude, que são conduzidas por Manuel Luís Goucha e Júlio Magalhães. A primeira emissão acontece logo no dia 2 de agosto (8h-12h), com a chegada do Papa a Lisboa.

Já no dia 3 de agosto (16h-20h), a TVI vai transmitir a Cerimónia de Acolhimento numa emissão especial a partir do Parque Eduardo VII, enquanto no dia 4 (16h-20h), o canal da Media Capital transmite também a Via Sacra.

No sábado e domingo, pode-se contar com transmissões matinais, que vão cobrir a deslocação do Papa enquanto peregrino a Fátima e a missa ministrada pelo Papa Francisco, no Parque Tejo. No sábado à tarde (19h-20h) há ainda lugar para uma emissão especial a partir do Parque Tejo, de forma a transmitir a Vigília que vai acontecer no local.

A CNN Portugal vai também acompanhar em direto e em permanência o evento. André Neto Oliveira, Pedro Filipe Silva e Cláudio Carvalho serão os pivôs avançados nos locais onde decorre a JMJ, entre as 7h da manhã e a meia-noite.

Pedro Benevides e Rita Rodrigues são os repórteres principais da TVI e CNN Portugal que vão acompanhar todos os passos do Papa Francisco. José Alberto Carvalho, Sara Pinto, Raquel Matos Cruz, José Carlos Araújo e João Fernando Ramos são alguns dos principais rostos dos noticiários da TVI durante a operação.

Tendo em conta que a CNN Portugal “contempla não apenas a componente religiosa, mas também uma vertente de reportagem e análise”, o canal conta com os comentários de, entre outros, Joaquim Franco (editor de religião da TVI e CNN Portugal), Helena Ferro Gouveia (comentadora da CNN Portugal), José Luís Borga (padre), José Maria Brito (padre jesuíta), Paulo Mendes Pinto (especialista em Ciência das Religiões), Rita Sacramento Monteiro (do movimento “Economia de Francisco”) e Rui Saraiva (correspondente da Rádio Vaticano).

No total, os dois canais vão mobilizar mais de 200 profissionais para acompanhar a JMJ, refere-se em comunicado.

CMTV

Por sua vez, a CMTV contará com três estúdios remotos e pivôs colocados no terreno, escalados com o propósito de acompanhar o evento. Os estúdios vão ser montados no Parque Eduardo VII, Parque Tejo e no Santuário de Fátima, os três principais locais das JMJ.

Por parte deste canal por cabo, os telespectadores podem contar as caras dos jornalistas Rui Pedro Vieira, Sara Carrilho, Janete Frazão, Magali Pinto, Nuno Sousa Moreira, Sofia Piçarra, Rita Batista, Secundino Cunha, Isabel Jordão e José Luís Oliveira, que vão acompanhar a JMJ no terreno. Nuno André, professor e investigador em História e Teologia, vai ser o responsável por comentar e contextualizar os acontecimentos da Jornada Mundial da Juventude.

Nas vésperas do evento, o canal transmite reportagens especiais relacionadas com a vinda do Papa a Lisboa. No dia anterior do evento, no dia 31, a Cmtv transmite ainda o documentário “A Santa do Povo”, sobre a Irmã Lúcia. O canal por cabo também estreou “Fátima no Fim do Mundo” (dia 25), “Lucas, o Miraculado” (26) e “O Papa Argentino” (28).

Já em junho a Cmtv anunciava que estava a preparar um “acompanhamento exaustivo do evento, mobilizando centenas de profissionais para aquela que será a maior operação dos seus 10 anos de história“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.