Media

Marco Galinha compra 50% da Vasp à Cofina

Carla Borges Ferreira,

A concretizar-se a operação, o empresário assume o controlo da distribuidora, detida em 33,3% pela Global Media e em 16,6% pela Páginas Civilizadas, também de Marco Galinha.

A Palavras de Prestígio, detida pelo Grupo Bel de Marco Galinha, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) de que chegou a acordo com a Cofina SGPS para a compra dos 50% que a dona do Correio de Manhã, do Record e do Jornal de Negócios tem na distribuidora.

“A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Palavras de Prestígio, Lda. (Palavras de Prestígio) do controlo exclusivo do capital social da sociedade VASP – Distribuidora de Publicações, S.A. (VASP), através do exercício da opção de compra das ações atualmente detidas pela Cofina SGPS, S.A.”, escreve a empresa no aviso que entrou no final da tarde desta terça-feira na AdC.

A concretizar-se a operação, o maior acionista da Global Media passa a controlar a distribuidora, já detida em 33,3% pela Global Media e em 16,6% pela Páginas Civilizadas, também de Marco Galinha. O empresário, recorde-se, terá chegado na última semana a acordo para a venda de uma participação de 37% na Páginas Civilizadas à gestora de fundos suíça Union Capital Group.

A Vasp passou a ser detida a 50% pela Cofina Media em 2021, quando esta exerceu o direito de preferência para adquirir à Impresa 16,67% do capital da Vasp, por 1,05 milhões de euros.

O valor da operação – que não foi comunicada à CMVM – não é conhecido. A Cofina SGPS informou na última semana a CMVM que está a analisar as duas propostas de compra da Cofina Media. A oferta vinculativa recebida da Media Capital e a proposta inicialmente recebida por parte dos quadros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.