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Zuckerberg avança com versão web para a rede social Threads

Rafael Ascensão,

O lançamento desta nova versão acessível através da web, sem recurso a uma app, surge pouco depois de a rede social ter registado em julho, apenas num mês, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos.

A novidade começou por ser avançada pelo The Wall Steet Journal e foi entretanto confirmada pela própria Meta: o Threads, rede social lançada para competir com o Twitter, vai dispor de uma versão web, a ser lançada em pleno durante os próximos dias, embora alguns utilizadores já consigam aceder.

A interface disponível através da web é parecida com a da app sendo que, no entanto, os ícones de navegação encontram-se na parte superior da página, enquanto no canto inferior esquerdo há um botão que permite aos utilizadores alternar entre o recurso “For You” e “Following Feeds”, revela o Media Post.

Segundo a Meta, vão ser adicionadas mais funcionalidades à versão web da rede social durante as próximas semanas, tendo em conta que a versão web ainda é muito limitada. Por exemplo, atualmente os utilizadores não conseguem editar o seu perfil ou enviar uma publicação através de mensagens – coisas que conseguem fazer na versão mobile.

Em tom humorístico, o próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, também publicou no Threads uma foto antiga sua – editada de modo a que se veja no ecrã do seu computador uma versão web do Threads –, a anunciar que a mesma vai ser disponibilizada durante os próximos dias.

O lançamento desta nova versão acessível através da web, sem recurso a uma app, surge pouco depois de a rede social ter registado em julho, apenas num mês, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos, e de Zuckerberg ter referido problemas na fidelização de utilizadores.

Estes novos dados vieram refrear o sucesso inicial da plataforma, que nas primeiras sete horas ganhou dez milhões de perfis, enquanto a marca de 100 milhões de utilizadores foi superada em apenas cinco dias.

A mais recente aposta da Meta em termos de redes sociais, baseada em texto, foi criada para destronar o X (ex-Twitter), estando disponível em 100 países, dos quais se exclui a União Europeia, para já, uma vez que as entidades europeias não aprovaram o seu lançamento no continente por ser obrigatório o utilizador ter uma conta de Instagram para poder criar um perfil no Threads.

A aplicação, que está assim vinculada ao Instagram, tem uma interface muito parecida com a do Twitter, sendo no entanto as mensagens agrupadas em apenas duas colunas, “threads” e “respostas”. Os utilizadores podem gostar, comentar, partilhar ou reencaminhar as mensagens.

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