Negócios +M

SIC e TVI separadas por seis décimas nas audiências da TV e cabo ultrapassa generalistas

Carla Borges Ferreira,

Em termos absolutos a SIC foi acompanhada em média 295,6 mil espectadores, a TVI por 284,3 mil e a RTP1 por 214,5 mil pessoas. O total cabo registou uma audiência média de 853,8 mil pessoas.

A SIC e a TVI fecharam o mês de agosto separadas por seis décimas, a mesma distância de julho. A vantagem continua com a estação do grupo Impresa, que terminou o mês com um share de 14,8%, uma queda de 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior. A TVI caiu exatamente na mesma proporção, situando-se agora nos 14,2%. A RTP1 acompanhou os dois canais privados na descida, ao cair também 0,5 p.p., tendo na média de agosto um share de 10,7%.

Em termos absolutos a SIC foi acompanhada, em média, por 295,6 mil espectadores, a TVI por 284,3 mil e a RTP1 por 214,5 mil pessoas. O total do cabo, cuja audiência é diluída pelos vários canais que constituem a grelha, registou uma audiência média de 853,8 mil pessoas e ultrapassou em agosto a soma dos quatro canais generalistas.

No ranking dos canais mais vistos do cabo, elaborado mensalmente pela Dentsu/Carat para o +M/ECO, o destaque vai mais uma vez para a CMTV, com um share de 6%, mais 0,8 p.p. do que em julho. Entre os canais de informação – a CMTV está registada como generalista – a liderança é da CNN Portugal, que fecha o mês com 3,4% de share, de novo mais um ponto percentual do que a SIC Notícias. Nos canais de ficção, com um share de 2,1%, surge na primeira posição o Hollywood, praticamente empatado com a Fox.

Analisando por faixa horária, a RTP1 continua a segurar a liderança entre as 7h30 e as 12h, com 15,5% de share. A SIC lidera das 12h às 14h e das 18h às 24h. Em relação a julho, a SIC perdeu então para a TVI, por uma décima, o período das 14h às 18h e também o pós prime time, das 24h às 2h30. Entre as 20h e as 24h a SIC reforçou em uma décima a distância, agora de 1,1 p.p.

O ranking dos 15 programas mais vistos é repartido pela RTP1, SIC e TVI, com cinco formatos cada. Já no cabo, os 15 programas mais vistos foram transmitidos pelo canal da Cofina.

 

Analisando a evolução ao longo dos últimos 12 meses, o total cabo apresenta em agosto 42,6% de share de audiência, ultrapassando o total aerial em 0,8 p.p.

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.